Diálogo sobre as formas de Deus

Essa energia, no meu entendimento, busca sempre o equilíbrio dentro de um tempo muito diferente do nosso e que, por isso mesmo, transcende à nossa compreensão do que possa ser o tempo na eternidade. Nesta busca pelo equilíbrio, essa energia age como uma força curativa, criando, recriando e destruindo coisas. A vida física para esta força é nada, a sua intenção está apenas na energia que cada ser material carrega em si e ela toca a todas as manifestações físicas no universo, desde a matéria "inanimada" até a supra-hominal.

Logicamente o nosso conhecimento tacanho, como diz o nosso Nelson, nos limita e até impede que possamos ir mais fundo neste estudo, mas tudo faz parte de um projeto e este projeto é evolucionista. Como, no entanto a evolução é feita concomitantemente em vários níveis e direções muitas vezes opostas, o desenvolvimento dela se dá para todos os lados ao mesmo tempo, o que nos dá a impressão de algo caótico e sem qualquer sentido, mas é óbvio que existe nesta força uma inteligência muito superior à nossa, que a tudo abrange.

Ainda segundo o meu entendimento, seria tolice tentar dar a esta força uma personalidade, visto que isso só si dá no nosso meio físico, pois ela existe para facilitar no mundo a manifestação da energia que habita no corpo material. Neste caso, para me manter dentro dos parâmetros da racionalidade, digo que a mente é o intermediador do contato entre esta energia que chamo de “alma” com o corpo e logicamente, o mundo. Com certeza, tudo o que estou escrevendo é idéia minha e não serve de estudo nem de comprovação.

Gosto de usar uma imagem que não é minha, mas li a muitos anos em algum lugar, que diz que somos como uma carruagem, onde a alma é o passageiro, a mente o cocheiro, os cavalos a energia vital e o carro, o corpo. Se a alma não tem direção, a mente caminha para qualquer lugar. Se a mente não tem sentido, a energia vital se perde no meio do mundo na busca de coisa nenhuma. Assim, esta energia que nos alimenta tem que ser bem desenvolvida para que possamos nos manifestar no mundo da melhor forma possível, com direção.