A nossa gravioleira.

Há cerca de dez anos ganhamos uma muda de graviola da minha irmã que também mora no litoral e, a consome há anos. A dela chegou a dar frutos de 6 quilos! Seguindo a sua orientação, costumamos adubar a nossa gravioleira com adubo orgânico.

Pra quem nunca morou no interior, uma arvore frutífera no quintal é uma festa! A nossa começou a produzir timidamente 3 frutos, 8, 15, mas este ano em gratidão ao mimo com que é tratada, sabendo-se a rainha do nosso exjardim, nos gratificou generosamente com 35 frutos saborosos, minimamente ácidos com peso que varia de 400 gramas a 1,2 quilos.

Bem sei que quem vive no campo ou no norte e nordeste, onde graviola é mato, acha graça na minha satisfação.

Delicio-me com sucos, saladas, e a fruta in natura; fonte de vitaminas B, C, potássio, fósforo, cálcio, entre outros.

Ensina a Fitoterapia que plantas que nascem espontaneamente ou se dão muito bem no quintal da gente, têm a ver as nossas necessidades.

Quanto mais observo, mais percebo quão verdadeiro é esse conceito.

Indicações: obesidade, astenia, diabetes, hipertensão, asma, artrite, artrose, câncer...

É claro que não penso em me tratar com graviola, mas prevenir é de bom senso, e consumi-la é um raro prazer!

Nota: graviola = annona muricata é usada em homeopatia – indicação: artrite e artrose.

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 15/01/2012
Código do texto: T3442696
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.