A JABUTICABEIRA


São Pedro resolveu dar uma trégua, parou de chover. E o sol apareceu brilhando, para tirar o mofo que se formou, depois de tantos dias de dilúvio.
Meu avô Totó, costumava contar-me que os dias de chuva acontecem quando, o Chefe do céu resolve lavar tudo por lá, e ai o restante da água escorre pra terra.
Eu, adorava essa estória, que era sempre repetida em dias chuvosos, e quando havia trovão, e eu, me encolhia com medo, meu vô dizia: "não precisa ter medo, esse barulho é porque, São Pedro escorregou no sabão e caiu".
Me lembro que na minha inocência, ficava a imaginar o tombo.

Por aqui parece que o céu foi bem lavado, e agora está secando, com o lindo dia de sol que amanheceu.
Na caminhada costumeira de todo dia cedinho, fui olhando o quanto a natureza estava enchargada com tanta água.
Nessa manhã radiante as plantas davam bom dia ao astro rei.
As mangueiras que ladeiam parte do caminho, por onde passo, estão cobertas de mangas, e contam com o calor do sol, para amadurecer os frutos.
As goiabas ainda estão em fase de crescimento, mas algumas não resistiram a tanta chuva e cairam ao chão.

Os pássaros, demonstram toda euforia pela volta dos raios de sol, cantam alto, saltando de galho em galho.
Um grupo de maritaca resolve atacar algumas mangas, que ainda estão verdolengas, mas a necessidade foi maior, e as frutas foram o desjejum do grupo de aves faminta.
Não teve como, parei, para apreciar a cena.

Mas, o espetáculo maior fica por conta de duas jabuticabeiras que tenho no quintal, elas estão repletas de frutos graudos e doces como mel.
Preciso me apressar em colhê-las, pois os bem-te vis, sanhaços e outros, já estão se regalando com a fina iguaria.

Enfim, um dia de sol! O mofo vai bater em retirada.
Eu, já esquentei as canelas, em meu exercício diário. Hoje, tive a companhia dos  raios do astro rei, que deixa todo caminho mais bonito.


(foto da autora)
 
Lenapena
Enviado por Lenapena em 13/01/2012
Reeditado em 13/01/2012
Código do texto: T3438179