Educação com liberdade 


 

 

Achei tão interessante o Conto de Natal, de Ivar Hartmann*, que recebi por e-mail, que tomei a liberdade de recontar (com minhas palavras) o trecho mais importante da história.

 

 

Na fila do caixa de um supermercado, um garoto empurrava o carrinho para frente e para trás e nesse vai e vem, sempre batia o dito nas canelas de um senhor à sua frente. Enervado, mas educado, o homem lançava olhares tanto para o garoto como para a mãe que o acompanhava. Incomodada, a mulher em vez de mandar o filho parar, disse bem alto: Meu filho é pequeno ainda e eu estou educando ele com liberdade! Todo mundo, não só daquela fila como das outras, ficou espantado, mas ninguém sabia ao certo o que fazer. Então um homem que estava atrás dela tirou um ovo da caixa que levava e o espremeu na cabeça da mulher. Achando um absurdo, ela protestava em altos brados, mas teve que engolir a resposta: Eu também fui educado com liberdade! Ela tratou logo de sumir do local e o homem foi aplaudido com uma salva de palmas.

 



 

(*) Conto de Natal – publicado no jornal Agora MS, em dezembro de 2011. Vale a pena ler este conto e outros textos dele disponíveis na internet.