O RESGATE DE UMA TROVA SOB OS ESCOMBROS
Encontrei sob escombros e mais escombros, uma trova sobrevivente do caos:
Político e sua história
enganando anos a fio.
Velhas cruzes na memória,
novas mortes pelo rio.
Esta trova foi postada por mim aqui no Recanto das Letras no dia doze de janeiro de dois mil e onze.
É justo que se comemore um ano de idade do minúsculo texto.
Mas ao invés de festa, o que preciso antes de tudo é entender, você precisa entender, todos nós precisamos entender e mais, precisamos e merecemos explicações convincentes. Uma simples trova completa um ano de idade e parece tão nova, tão absurdamente nova, tão de ontem, tão de hoje. Esta trova é só mais uma prova de que conversa de político não chega a lugar nenhum.
Será mesmo que eles pensam que nós somos ainda capazes de acreditar? Talvez eles enganem a eles mesmos com a sua refinada "lábia", com a sua costumeira embromação e seu megalomaníaco “oba-oba”. Aqui quando o caos instala-se lá chegam eles com seus projetos faraônicos, magistrais, estupendos, colossais e que terminam sempre em nada, em absolutamente nada. Eles ainda não entenderam ou entenderam mas jamais dirão, que o que falta mesmo é vontade de fazer acontecer.
Vergonha? Não, não há mais vergonha no semblante do homem público, mesmo quando a gente lê essa trova que é uma espécie de certificado da mentira e da incompetência pública em qualquer nível.
Vou terminar aqui, exatamente como terminei há um ano:
A enxurrada de incompetência e de descaso deixa o Rio de Janeiro mais pobre e mais triste todos os anos.
Aos políticos, o silêncio e a lágrima do povo carioca como aplauso.