A MENINA ERA FELIZ
Despertou! Não sabia dizer se a culpa era dos pássaros que insistiam em cantar alto e sonoro, nos galhos do imenso abacateiro, que havia ao lado da janela do seu quarto. Ou seria o cheiro do café récem coado, no velho coador de pano, que a acordava para o novo dia que rompia.
A menina, se espreguiçou preguiçosamente em sua cama. Deu bom dia, aos vaga-lumes que grudados estavam nas paredes. Riu, ao lembrar da traquinagem da noite passada, quando conseguira pegar com uma redinha alguns incautos insetos que piscam, para em seguida soltá-los, em seu quarto.
Adorava adormecer vendo-os acender e apagar, suas luzinhas mágicas.
Levantou vestida com seu pijama de flanela branca, com estampas azul e rosa. Ah, como era macio aquele pijama.
Foi direto à cozinha provar o desjejum.
Como sempre sua avó, repetiu: "vá primeiro escovar seus dentes, lavar seu rosto e pentear seus cabelos, depois venha tomar seu café".
Contrariada, ela foi, sabia que não tinha outra saída.
A menina amava tudo que a cercava.
A vila simples, e pequena era o mundo que conhecia. E sua casa, o melhor pedaço do paraíso. Era tão inocente ainda.
Não tinha olhos para ver, os problemas que os adultos enfrentavam.
Nem sequer imaginava, (a não ser pelos sonhos tristes que, vez ou outra assombravam seu sono, como a avisá-la) que a vida ia lhe tirar o amor mais caro do seu coração.
Ah, mas enquanto esse dia não chegava, a menina era feliz....
(foto da autora)