QUANTO VALERIA UM SONHO?

QUANTO VALERIA UM SONHO?

É tão bom sonhar... Ninguém paga pra isso, ainda bem, já pensou se pagássemos pra sonhar? Seria angustiante, deprimente, eu não prosperaria tanto e jamais poderia ser famosa... Não teria tanto dinheiro na Caixa, não compraria o carro do ano, não editaria meus livros, eu nem chegaria a tanto!A classe dominada morreria mais pobre e sem sonhos. Nossas expectativas de vida seriam menores, pois elas estão num mesmo recipiente, vindas do mesmo laboratório, prontas para serem tomadas por pessoas sonhadoras que esperam seu príncipe encantado ou tiram a sorte grande de poder ganhar na loteria federal. Quem não poderia ficar fora desta seria o assalariado que sonha com a palafita reformada, com o benefício da bolsa família, o vale gás, com os programas cujo objetivo tem de neutralizar a tão persistente pobreza.

A classe menos favorecida que sempre faz plano, iria seguir outra direção, iria entrar em total depressão, o abuso de não poder sonhar gratuitamente o inibiria até de viver, dependeria das cédulas que teria no bolso? Ou dos cheques pré-datados?Talvez resolvesse.E quem os teria?

Avançamos ainda mais quando deixamos de lado o parcial da coisa e centralizamos a magnitude do problema: Sim há problema sim, quem é rico, quer mais rico ficar, quem é milionário e tem apego ao dinheiro não quer perder status e as mordomias, talvez até adquiridas com honestidade. Mas aquele que tem poder sempre acha que pode ser o primeiro em tudo e menosprezam as pessoas porque se sentem mais importantes, afinal fazem parte de uma sociedade diferente, que pensa diferente, têm padrões de vidas opostas se comparadas àqueles que nunca puderam vestir um simples terno ou uma roupa de “marca” para melhor impressionar.

É muito bom sonhar... E se sonhar fosse pago tudo seria diferente, como regia a lei de outrora: Dente por dente, olho por olho.

Quem é cruel ficaria muito mais, quem não tem expectativa de vida jamais a teria. Os tolos e fracos seriam aqueles que não teriam dinheiro para pagar seus próprios sonhos. Mas... Quanto valeria um sonho?

Artemise Galeno

ARTESGS
Enviado por ARTESGS em 12/01/2012
Código do texto: T3435929