CÂNCER, O QUE FAZER DIANTE DELE?
O câncer me assusta, me assusta muito. O som da palavra me causa arrepios e tudo que ela envolve me traz dor.
Há alguns anos, a face monstruosa dessa doença me foi apresentada, se é que ela tem outra face... O câncer de mama veio e mutilou minha amiga Miriam. Levou dela um seio. Mesmo diante disso, e até se sentindo um pouco menos mulher, pela falta de um significante pedaço do corpo feminino, ela não deixou de sorrir. Havia esperança no tratamento quimioterápico, porém a cada sessão o que via era ela enfraquecendo. Um misto de fé e perseverança não a deixava esmorecer. Ela seguiu dando exemplo de vida, mas foi vencida, morreu. Conheci o pior lado dessa doença, o fim precoce de uma vida.
A doença tem atingido maior número de pessoas, a cada ano mais gente morre em decorrência de diversos tipos de câncer. Felizmente, em paralelo, novas técnicas estão sendo descobertas para o tratamento, como por exemplo, a dos Cientistas Israelenses, que destrói o tumor por meio de raios alfa e reduz a chance de reincidência.
Por outro lado não sei o quanto evoluímos na abordagem do assunto, e o quanto temos feito para contribuir em tratamentos e apoio às novas tecnologias.
Em meados de 2011 surgiu no facebook uma campanha contra o câncer de mama, em que as mulheres colocavam o número do sapato em polegadas (exemplo 36 polegadas). Muitas mulheres colocaram isso em suas páginas, me incluo na lista. Meu cunhado protestou contra isso dizendo que deveríamos fazer uma campanha de verdade, doando essas “polegadas” a uma instituição de combate à doença. Achei inteligentíssimo. Demorei mas acabo de fazer minha doação de R$36.
Existem diversas instituições trabalhando para apoiar no tratamento dessa doença, em algumas delas é possível ajudar inclusive doando nota fiscal paulista. Saiba como ajudar algumas dessas instituições clickando nos links: GRAAC, Hospital AC Camargo, Hospital do Câncer de Barretos.
Recentemente uma amiga foi diagnosticada com câncer de colo de útero, ao receber a notícia ficamos em choque, tratei de me recompor o mais rápido possível, até porque ela precisa no mínimo de meu apoio, inclusive esse é um dos motivos desse post.
Ao buscar apoio da empresa que acaba de demiti-la conheci mais um pouco do egoísmo e ignorância que impera na humanidade. Pela lei 9656/98 artigo 30, o empregador é obrigado a dar continuidade ao convênio. Há ainda casos que necessita cancelar a rescisão e recontratar o funcionário para afastamento pelo INSS, além de tratamento pelo convênio da empresa. Mas o digníssimo senhor dono da empresa que a demitiu disse desconhecer o assunto, e sequer procurou ajuda competente para apoia-lo, e mesmo quando um advogado o procurou para reforçar a questão ele afirmou que não daria o apoio necessário. Por conta disso terá um processo trabalhista a responder.
Se não há esclarecimento e apoio necessário aos doentes, ao menos há lei. Precisamos fazer nossa parte na busca dos direitos, além de ajudar instituições que fazem aquilo que o governo ainda não consegue fazer, que é ajudar com qualidade os doentes. Campanhas nas redes sociais ajudam a colocar o assunto em pauta nas casas e rodas de amigos, mas não resolvem o problema, precisamos agir com seriedade tendo ações e não apenas posts, liks e afins. Se você conhece alguém com câncer ou se interessa pela causa busque mais informações e veja o que pode fazer para colaborar.
Afastar o risco de morte em 100% em decorrência da doença ainda não é possível, então que ao menos possamos colaborar para que os doentes tenham maior qualidade de vida. Os dados mostram estamos todos sujeitos a isso, NÃO IGNORE ESSE FATO.
*******
Esse post tem links de referências para apoiar os interessados no assunto. Caso queria ver acesse: http://simplesmentedevaneios.blogspot.com/2012/01/cancer-o-que-fazer-diante-dele.html