<> VOVÔ ZINHO <>

VOVÔ Zinho só tinha o primário incompleto. Mas desde os 14 anos

tomara gosto pela leitura. Lia muito, lia tudo. Tanto que na na pequena Santana do Riacho (MG), aos 17 anos se tornou uma espece de "sábio empírico". Dizem que até os prefeitos da região lhe recorriam em busca de seu "notável saber". Foi o primeiro a assinante do Jornal Diário da Tarde e da Revista Seleções.

Esta semana, levado pela saudade repentina, lá fui eu visitar meu obcecado leitor lá nos grotões de Minas. Era um domingo de missa. E eu presenciei uma prosa na Pracinha, entre ele e o Juca Pão (da padaria, óbvio). Vovô respondia a uma pergunta do Juca. Dizia: Juca, a Suprema Corte (STF), é composta de 11 Ministros que são os guardiães da constituição da Pátria. É a instância máxima da justiça de um País.

E não serão apenas os Ministros Lewandowski (aquele que liberou o bandido itaiano Cesari Batisti, nem o Ministro Marco Aurélio, que liberou o bandido Salvatore Cacciola, que embolsou 1 bi e meio de dólares do Bco. central. Nem a Ministra Ellen Gracie (a barbie do STF ). Eles passaram, com seus cabelos pintados de preto com têmporas brancas que lhes conferem um ar de homens acima do bem e do mal, em suas togas solenes.

Vovô-Zinho continua: -Juca, lembre-se de que, pelo STF, passaram grandes brasileiros, como: Prado Kelly, Eptácio Pessoa, Alfredo Buzaid, Marquês de Sapucaí, Evandro Lins e Silva, Nelson Hungria e outros.

Juca tinha um brilho nos olhos, quando emendou mais três perguntas. Ninguém dava um pio:- Sô Zinho, é verdade que quando eles são acusados de crime, são eles mesmos quem se julgam?? e NUNCA houve um Ministro punido ?? E por último: O que quer dizer BANDIDO DE TOGA ? Houve um silêncio sepulcral.

Eram dez horas. Hora da missa dominical. Ao ouvir as badaladas , vovô Zinho fez silêncio foi rezar. Ele sabia o que era um BANDIDO DE TOGA. E É POR ISTO QUE FOI REZAR,

mf 2017