Flores que pretendo cultivar

 

 

Fico encantada com as primaveras que vejo por aí. As duas que tenho aqui em casa estão velhas, foram plantadas há mais de vinte anos. A vermelha, mesmo quando ‘mocinha’, nunca floresceu muito. A outra todo ano se enche de flores brancas com fundinho violeta. Mas já teve problemas. Certa vez, há tempos, foi derrubada pela ventania durante uma tempestade e antes que a arrancássemos, ela brotou novamente, com o tronco rente ao chão. Foi socorrida por estacas. Outro dia, a tempestade a entortou de novo! Agora precisamos tirá-la, pensamos, e quando o jardineiro chegou com as ferramentas para removê-la, eu mudei de idéia. Ela estava com tantas flores que tive pena. Eu ia fotografá-la para guardar aquela imagem, mas outros problemas desviaram minha atenção, tive que ir para São Paulo, etc, etc. Agora, olhando-a novamente, fiquei impressionada: por causa das chuvas, ela está cheia de novos ramos altos e viçosos!  

 

Em SP vi flores azuis na frente de prédios, em jardins de pracinhas e até em enormes canteiros no Parque Ibirapuera. Elas não me eram de todo desconhecidas, fiquei pensando, mas não sabia o seu nome. Perguntei e ninguém conseguiu me dizer ao certo. Aqui na minha cidade nunca as vi. Fui pesquisar. A flor se chama agapanto ou lírio africano, floresce na primavera e verão. Minha próxima meta é fazer um grande canteiro delas no meu jardim.

 

Pretendo também plantar outra vez as sete léguas, que são cor-de-rosa, mas agora não será à borda do terraço como antes. Um pouco adiante uma cerquinha vai escorá-las.




IMAGEM: GOOGLE