A PIADA DO PINTO

Minha mulher foi criada numa fazenda de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro e sempre conta um caso engraçado, vivenciado por ela quando criança, menina dos seus oito, nove anos, naquela outrora bucólica localidade.

Numa tarde de sábado ensolarado ela acompanhou a sua Vó Maria e a Tia Irene ao casamento de moça conhecida delas, cerimônia realizada na paróquia local pelo padre alemão, muito rígido, o qual trazia a igreja e os fieis sob o mais absoluto controle. Linha dura, o alemão não perdoava deslize algum dos seus paroquianos e os trazia, como se diz, de cabresto curto.

Era costume na fazenda as moças criarem pintinhos dentro de casa, como se gente fossem, afeiçoando-se em demasia aos filhotes recém saídos dos ovos. O bichinho ficava piando (“piu, piu, piu” ...), sempre atrás das moças, era carregado literalmente no colo pelas donzelas, aconchegando-se às vezes nos seios fartos e quentes das virgens, acompanhando-as por todos os lugares.

Pois foi nesse casório, justo na hora em que o padre alemão benzia as alianças do jovem casal, Noêmia, a vizinha dela, sua colega de escola, que levava seu pintinho “Cuti, Cuti...” aconchegado aos generosos seios, quase desfaleceu quando o bichinho piou:-

“- Piu, piu, piu !...” – repetindo ainda por alguns segundos o seu piado.

Imediatamente, o padre alemão olhou por cima dos seus óculos de grossas lentes e vociferou:-

“- Porrr favorrr, quem estiverrr com pinto pode sairrr da igrrreja agorrra mesmo! ... Rrrepito, quem estiverrr com pinto saia parrra forra! ...”

Em resposta, todos os caipiras presentes ao casamento foram saindo da nave, mal disfarçando as risadas que lhes escapavam das suas bocas. O noivo permaneceu firme no altar, ao lado da noiva, mas pálido como cera. E aí veio a clássica pergunta para a noiva do sertanejo:-

“- Minha filha, você aceita este rrrapaz como seu legítimo esposo?...” – e a donzela, de faces crispadas:-

“- Não, seu padre, eu não aceito! ...”

“- Mas porrr que você não aceita o rrrapaz, minha filha, porrr que???...”

“- Porquê ele não tem pinto, uai! Todo mundo saiu, só ele ficou, seu vigário! Não tem pinto! ...”

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 06/01/12

Nota:- esse “causo” foi contado como piada por minha mulher, quando menina, aos seus avós. Resultado, ganhou castigo de um mês sem sair de casa pela irreverência! ....

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 07/01/2012
Reeditado em 06/01/2013
Código do texto: T3427734
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.