LUGARES SOBRANDO
Essa semana fomos ao aeroporto levar nosso filho, ele voltou para o seu lar, para o seu trabalho.
Na volta ao abrir a porta de casa, o vazio.
Não adianta, a sensação é sempre igual, não importa que, já faça quase oito anos que ele foi morar em outro país.
Também, pouco adianta saber que daqui a exatos vinte dias, estamos embarcando para visitá-lo.
O ninho continua vazio.
No sofá da sala, sobram lugares, somente ao final de semana, quando a filha e o genro nos presenteiam com a presença querida, é que ele volta a se encher.
E parece que, até mesmo o sofá, fica mais alegre, mais bonito, revestido de pessoas amadas.
Minha avó costumava dizer: "no início somos um par, depois a casa vai se enchendo, para em seguida voltar a esvaziar, e de novo somente o casal".
Tudo na vida tem dois lados, o bom e o não tão bom. (não gosto da palavra ruim)
O lado bom dessa fase é, sem dúvida a maior liberdade com nosso tempo, a possibilidade de pensarmos mais em nós, realizarmos sonhos de viagens ou outros, que foram adiados, para que os projetos e formação dos filhos pudesse ser feito.
Hoje, meu dia rende, posso me dedicar em tempo integral, aos grupos de trabalho voluntário que estou ligada, enfim tenho o relógio a meu favor.
Em outras épocas, os ponteiros corriam mais do que meus pés podiam alcançar.
O lado não tão bom, é a bendita e tão conhecida saudade.
As lembranças brincam de esconde-esconde em minha memória, recuam por um tempinho, para logo se mostrar novamente.
A mesa de refeição, e o sofá da sala, são os lugares, em que a saudade, mais gosta de se fazer presente.
Longas conversas, troca de afagos, tantos planos, foram ali traçados.
Não adianta, eu bem sei, viver com um pé no passado, mas, vai falar isso para o meu coração.
Por vezes, ele insiste em permanecer lá.
Porém, a realidade dinâmica em que norteio meus dias, me puxa pela orelha, me dá um safanão, e me traz de volta para o tempo presente.
Penso: de fato tem lugares sobrando em nosso sofá. Porém, no meu coração não há. Ele está repleto de amor de uma vida bem compartilhada.
(foto da autora)