AS BARATAS ENTRARAM PELO CANO

Acredito que todos nós temos alguma experiência pessoal com baratas e, com certeza, não é uma experiência amigável. Esses insetos nojentos, algumas delas com asas enormes, parecem adivinhar quem tem medo delas e vem, num voo rasante, direto para cima da gente. Eu não tenho medo de baratas! Eu tenho verdadeira fobia, que chega as raias da loucura, pois sinto suores, arrepios, perco o controle e grito feito um suíno indo para o matadouro. Mas não devo ser a única, pois existam até estudos de psicologia sobre o horror que esse inseto provoca em algumas pessoas. O mercado de inseticidas e as desinsetizadoras vão de vento em popa e nada de acabar com elas. Mas...

Uma luz surge no fim do túnel, ou melhor uma tal de vespa-jóia! E eu já estou inscrita como fã da carteirinha número um dessas mimosas vespinhas! Pois não é que o Laboratório de Entomologia Médica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vem estudando, com resultados animadores, as vespas-jóia, que têm o poder de transformar suas vítimas em verdadeiros zumbis! Eu, que com meu 1,65m fujo desesperada de uma barata, só posso eleger como minha heroína esse bichinho de 3 cm que não tem o menor receio de correr atrás de uma baratinha quando a vê. E pensam que é para sua refeição matinal? Não! O negócio dela é a perpetuação da espécie. Ela imobiliza a barata com uma ferroada no cérebro, arranca suas antenas, bebe um pouco do sangue (hemolinfa) e deixa um ovo sobre o corpo da vítima, que é abandonada em um buraco. Ao nascer, a larva da vespa entra no corpo da barata viva, come seus órgãos, tornando-se adulta em vinte dias e então sai do corpo ressecado da barata por uma abertura no abdômem.

Segundo meu pequeno sobrinho, as baratas agora têm, além do Rodox e do chinelo da tia Maria, mais um inimigo poderoso: a vespa-jóia. Aliás, demonstrando sua precoce veia de pesquisador, foi ele quem descobriu na Internet e pediu para eu escrever sobre ela. E descobrimos também que existe no Orkut a Comunidade "Sou fã da vespa-jóia", cujo lema é "Vamos proteger as vespas-jóia e as baratas sumirão de nossas vidas". Mas...

Como nada é perfeito e a felicidade permanente não existe, uma boa notícia para as baratas: os pesquisadores também descobriram uma forma de trazer as baratas zumbis de volta à realidade. Ao injetar octopamina no protocérebro de baratas que já haviam sido picadas pelas vespas, constatou-se que as baratas foram capazes de recuperar a sua livre vontade e habilidade de se mover. Para que, pergunto eu?

Giustina
Enviado por Giustina em 07/01/2012
Código do texto: T3426790
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.