Crônica Russana I
A cidade de Russas deu as boas novas ao ano de 2012, na lagoa da caiçara com uma queima de fogos que pelo meu relógio, gastou os sete primeiros minutos do novo janeiro. Em seguida o que se ouviu foi a banda de forró “toca do vale” ainda passando o som pra se apresentar.
Terminamos 2011 sem promessas de chuva e nessa primeira semana do bissexto, ainda não vislumbro nada do que chamamos inverno, mas não só de chuva vive o homem mas, das novidades que se sabe também, portanto não omito alguns inusitados acontecidos que recheiam o novo tempo aqui no vale do Jaguaribe. Vou começar pelo o caso da mega sena da virada. O gordo premio de mais de cento e setenta milhões de reais, será dividido por cinco acertadores do país, e dentre esses está alguém que fez uma aposta aqui, sim, em Russas Ceará Brasil. Depois de quatro dias de suspense e dúvida, e até de enquetes de rádios da capital, interrogando aos ouvintes sobre o que fariam, como se disfarçariam para irem à casa lotérica ou à caixa econômica e principalmente o que fariam não em matéria de usar o dinheiro, mas como é que fariam, para anunciar a familiares parentes e amigos, para onde a pessoa iria, se ficaria no mesmo estado, se se escondiria num hotel, se contrataria segurança e advogado etc.
Comenta-se desde quarta-feira, que o felizardo é um morador de um assentamento e que já desde a manhã do dia primeiro mudou-se para a capital. A parte que lhe coube do prêmio é de mais de trinta e cinco milhões de reais, quem fez a aposta foi um filho seu e os números foram escolhidos pela máquina, ou seja, o rapaz comprou dois bilhetes com números que não foram seus, é isso.
Outra foi a greve dos policiais militares e civis do estado do ceará. Na capital e em outras cidades, alguns comerciantes fecharam as portas temendo os arrastões e as ondas de assaltos e roubos, alguns bancos também encerraram mais cedo os atendimentos.
O trabalhador brasileiro receberá um salário um pouco maior do que o do ano passado; esse ano é ano de eleição; o estado de Pernambuco foi o que mais recebeu verbas para a prevenção de catástrofes naturais; e segundo as previsões de alguns místicos da América central, o mundo, deste ano não passa, vamos ver, parece que o fim está marcado para 21 de dezembro.
Russas, 06/01/2012