SÃO MARCOS (GOLEIRO DO PALMEIRAS) - UM MARCO NA HISTÓRIA DO FUTEBOL MUNDIAL.

AGORA ESTÁ CHEGANDO A HORA DE COMEÇAR A SAUDADE

Normalmente os ídolos do futebol são atacantes e fazedores de gols. Podemos citar alguns ídolos do nosso futebol, como Pelé, Garrincha, Rivelino, Ademir da Guia, Zico, Gerson, Maradona etc.etc...Mas ter goleiros como ídolos,e talvez como os maiores ídolos da história de um Clube de Futebol, o São Paulo Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Palmeiras, passam a ter nas suas páginas nomes como Rogério Cene e Marcos, ambos treinados por Valdir Joaquim de Morais.

Esta crônica falará unicamente e exclusivamente do Marcos, o São Marcos, que embora não detentor de muitos títulos, mas tem um dos maiores do mundo que é ser campeão pela seleção brasileira da copa de 2002 e com grandes atuações o que culminou para a conquista do pentacampeonato. É claro que os méritos são para os goleadores. As pessoas dificilmente se lembrarão daquela defesa em que , com um simples toque de dedo, fora o suficiente para fazer com que a pelota batesse no poste e saísse para a linha de fundo. A seleção da Alemanha, juntamente com a do Brasil, tinham o status de serem as seleções que mais participaram de finais de copa do mundo. E foi neste clássico gigante mundial que o marcos se destacou como um dos maiores goleiros daquela copa e o seu nome já está na galeria dos goleiros campeões mundiais, como Gilmar,Felix e Tafarell.

Antes de ser gigante mundialmente, o marcos começou a se agigantar justamente em um dos maiores prélios do futebol brasileiro destacadamente na disputa tradicional caseira paulista: Palmeiras X Corinthians, Corinthians X Palmeiras, em duas libertadores da América, na primeira substituindo o goleiro Veloso, pegando pênaltis cujas defesas acabaram por eliminar o arqui rival da copa Libertadores de 1999 onde o Palmeiras, depois de tantas tentativas, sagrava-se campeão pela primeira vez, deixando o arqui rival mais um ano na fila da competição. Em 2000, também em razão das suas defesas de pênaltis o Corinthians foi eliminado pela segunda vez da copa Libertadores da América. Ai nasceu a história de um grande goleiro, contra, talvez um dos dois maiores grandes do futebol brasileiro: O Corinthians.

Marcos é aquele jogador, coisa rara hoje em dia, que recusou grandes convites para jogar no exterior, mas preferiu ficar no palmeiras, onde colheu os louros e, também muitas derrotas; fez defesas fantásticas e também engoliu frangos enormes. Navegava entre o céu e o inferno, mas nunca jogou as luvas. Dizia o que pensava, nunca fugiu de dar entrevistas, não importava o momento, mas estava sempre lá, honrando os profissionais da imprensa e os torcedores com suas explicações, muitas vezes, polêmicas. Mas ele tinha a autoridade para falar, mesmo que nas horas e com as palavras inconvenientes.

Oberdã Catani, Valdir Joaquim de Morais, Emerson Leão e Marcos, ídolos da meta do Palmeiras, que compõem a galeria dos imortais do clube, juntamente com Ademir da Guia, Chinesinho, Tupãinho, Cesar, Leivinha, Evair, Edmundo, Luis Pereira, e uma infinidade de outros grandes jogadores que vestiram a camisa verde e branca do Parque Antártica, sendo que todos já penduraram as chuteiras.

Hoje é a vez do Marcos, do São Marcos pendurar as luvas e nos matar de saudades. Hoje o futebol, embora ganhando os fantásticos dribles do Neymar, está mais pobre porque o fantástico goleiro Marcos está deixando os gramados. Nós, torcedores palmeirenses, com certeza iremos cantar versos desta música composta cantada por um grande Palmeirense, Moacyr Franco, música esta, feita em homenagem ao grande Mané Grrincha, mas peço licença ao grande Moacyr para fazer uma homenagem ao Marcos, goleiro marco do futebol mundial, utilizando a sua composição e modificando alguns versos.

"Sua ilusão entra em campo no estádio vazio

Uma torcida de sonhos aplaude talvez

O velho atleta recorda as defesas felizes

Mata a saudade no peito driblando a emoção

Hoje outros goleiros repetem as suas pegadas

Ainda nos vídeos tape refletem as últimas defesas

Mas pela vida impedido parou

E para sempre a defesa acabou

Suas mãos cansadas pararam do nada

E o time do tempo ganhou

Cadê você cadê você passou

O que era doce e o que não era se acabou

Cadê você cadê você passou

Num vídeotape do sonho a história gravou

Ergue os seus braços e defende outra vez no gramado

Vai defendendo seu sonho e lembrando o passado

Num campeonato da recordação

Faz distintivo do seu coração

E as jornadas da vida são bolas de sonho

Que o craque do tempo defendeu

Cadê você cadê você você passou

O que era doce e o que não era se acabou

Cadê você cadê você você passou

Num vídeotape do sonho a história gravou

Cadê você cadê você você passou

O que era doce e o que não era se acabou

Cadê você cadê você você passou

Num vídeotape do sonho a história gravou

Ô cadê você cadê você você passou

O que era doce e o que não era se acabou

Cadê você cadê cadê você você passou

Num vídeotape do sonho a história gravou"...