Deus está aqui ...
"Nunca é tarde ou cedo demais para reinterar sobre a genialidade deste que foi o maior de todos na nossa Santíssima Trindade, ele, o Pai, nesta trindade musical: Johann Sebastian Bach ! A sua vida foi marcada pela música . Deixou impresso a sua grandiosidade na melodia, mas, como todo gênio, a inveja dos seus contemporâneos o traiu, e ,foi incompreendido e esquecido no seu tempo, chegando a passar fome junto com a sua família. Somente em 1829, Felix Mendelssohn regeu a Paixão Segundo São Mateus em Berlim, e resgatou definitivamente a sua obra. Bravo!
Ouça e se emocione com J. S. Bach - "Jesus bleibet meine Freude" BWV 147 :
http://youtu.be/d9EN27Zh_vg
Johann Sebastian Bach
Nascido em uma família de longa tradição musical, cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo. Estudante incansável, adquiriu um vasto conhecimento da música europeia de sua época e das gerações anteriores. Desempenhou vários cargos em cortes e igrejas alemãs, mas suas funções mais destacadas foram a de Kantor da Igreja de São Tomás e Diretor Musical da cidade de Leipzig, onde desenvolveu a parte final e mais importante de sua carreira. Absorvendo inicialmente o grande repertório de música contrapontística germânica como base de seu estilo, recebeu mais tarde a influência italiana e francesa, através das quais sua obra se enriqueceu e transformou, realizando uma síntese original de uma multiplicidade de tendências. Praticou quase todos os gêneros musicais conhecidos em seu tempo, com a notável exceção da ópera, embora suas cantatas maduras revelem bastante influência desta que foi uma das formas mais populares do período Barroco.
Seus pais morreram antes que completasse 10 anos e a continuação de sua formação musical ficou a cargo de seu irmão, Christoph, que trabalhava como organista em Ohrdruf, cidade próxima, onde passariam a morar. Aos quinze anos, Johann Sebastian ingressou na escola de São Miguel de Lünenburg, onde cantaria no coro da igreja e teria ensino formal de música.
Sua habilidade ao órgão e ao cravo foi conhecida, enquanto viveu e se tornou legendária, sendo considerado o maior virtuose de sua geração e um especialista na construção de órgãos. Também tinha grandes qualidades como maestro, cantor, professor e violinista, mas como compositor seu mérito só recebeu aprovação limitada e nunca foi exatamente popular, ainda que vários críticos que o conheceram o louvassem como grande.
Na apreciação contemporânea Bach é tido como o maior nome da música barroca, e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos, deixando muitas obras que constituem a consumação de seu gênero. Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem-Temperado, as Sonatas e Partitas para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em Ré Menor, a Paixão segundo São Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga e várias de suas cantatas
Ouça a beleza um tanto quanto assustadora da Toccata & Fugue in d minor (BACH, J.S.)
http://youtu.be/_FXoyr_FyFw
Johann Sebastian Bach começou a A igreja se retirar da vida ativa a partir de 1747. Dois anos depois, operado de catarata por um charlatão inglês, ficou praticamente cego. A posição de Bach como um dos mais brilhantes luminares da música ocidental parece definitivamente assegurada, sua produção é uma das bases do atual repertório de concertos e para muitos críticos ele é o maior compositor de todos os tempos. A lista de compositores notáveis ao longo dos séculos XIX e XX que demonstraram ter recebido sua influência é impressionante, incluindo mestres que por sua vez foram de imensa importância.
Pequena bibliografia
Lester, Joel. Bach's works for solo violin: style, structure, performance. Oxford University Press US, 1999 fotos google
Melamed, Daniel R. J.S. Bach and the German motet. Cambridge University Press, 1995
Melamed, Daniel R. & Marissen, Michael. An introduction to Bach studies. Oxford University Press US, 1998
http://www.bach-brasil.com/
youtube