POR QUEM OS SINOS DOBRAM...

POR QUEM OS SINOS DOBRAM ...

Toda vez que os sinos de nossa Matriz de Santo Antônio dobrarem, ecoará , entre as nossas montanhas, o nome Calambau, porque neles está gravado este nome já conhecido desde os nossos silvícolas .

Dobram os sinos, na alegria e na tristeza, para os adeptos do nome Calambau e, também, para aqueles que são contra esse topônimo . No bronze desses sinos, o então Pároco Padre José Nicomedes Grossi, em 1951, fez a gravação que perpetuou esse nome: Igreja Matriz de Santo Antônio de Calambau. Quem quiser comprovar, que vá até a torre de nossa Igreja e verifique. Aproveite, também, a oportunidade e compartilhe com o Santo Antônio a visão que ele tem do nosso querido torrão natal. Diga, também, a ele que o nome que aqui encontrou, desde sua vinda de Portugal, um dia voltará...

Tudo isso é questão de tempo. Tempo de se promover o desenvolvimento cultural de parte de nosso povo.

Que a nossa história seja preservada!

Tempos atrás, em uma reunião em nossa cidade, um historiador disse que as duas maiores agressões ao patrimônio histórico de nossa região, foram a extinção do nome quase tricentenário de nossa cidade e a demolição da tricentenária Igreja Matriz de N. S. da Conceição de Piranga. No nosso caso, podemos recuperar o topônimo, o que não acontece com a Igreja de Piranga.

Vamos passar aos nossos jovens tudo aquilo que o nome Calambau representou e ainda representa para nós. Vamos ser testemunhas oculares da história e teremos a certeza de que a nossa gente saberá julgar-nos, agora e também no futuro.

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 02/01/2012
Código do texto: T3419173
Classificação de conteúdo: seguro