DITADOS POPULARES Nº 3.

Chagaspires

O linguajar popular como sempre detém frases bem curiosas e de muito valor.

Apesar de parecerem pobres, essas expressões tem ajudado ao longo do tempo a população a se fazer entender, e sua valia até os dias de hoje serve para definir situações as mais irreverentes.

“Cavalo dado não se olha os dentes”. “Gato escaldado tem medo de água fria”. “De noite todos os gatos são pardos”. “Cão que ladra não morde”. “Quem tem boca vai a Roma”. Etc.

“Cavalo dado não se abre os dentes”: essa citação quer nos informar que se a coisa foi nos dada de presente mesmo não sendo de grande valor deve ser bem-vinda.

Os vendedores de eqüinos sabem que os dentes do cavalo nascem ano a ano, e só no quinto ano de vida é que a arcada dentária estará completa. Quanto mais novo o cavalo, maior será seu preço de venda.

“Gato escaldado tem medo de água fria”: Se você já passou por uma situação ruim não irá querer passar de novo. O gato que caiu em uma bacia de água quente quando vê uma bacia com água, mesmo estando fria, ele terá medo de passar pela mesma situação. Os felinos não gostam de tomar banho.

“De noite todos os gatos são pardos”: isso quer dizer que existem momentos na vida que podemos confundir as coisas achando que todos são iguais. A coisa está ligada a visão.

“Cão que ladra não morde”: quer dizer que existem pessoas que falam muito, porém na hora de resolver não fazem nada.

“Quem tem boca vai a Roma”: essa expressão quer dizer que se você quiser saber de alguma coisa é só perguntar. Perguntando você terá todas as informações para não ficar perdido.

As expressões populares são provérbios, e como todo provérbio nos traz uma lição de vida.

OBS: Texto baseado em pesquisas na internet.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 02/01/2012
Código do texto: T3417987
Classificação de conteúdo: seguro