O tempo da Vida!

A vida é uma escola onde não necessariamente os anos definem o seu “grau de instrução”. Na escola da vida o que conta é a nossa “percepção”. É a capacidade de enxergar a mensagem nas pequenas ações do cotidiano. Mas, para isso, é preciso envolvimento. Não é que existam pessoas especiais, mas sim aquelas que vivem tão profundamente suas experiências que não esperam que o sobrenatural ocorra, porque para elas “viver é sobrenatural – é mágico”!

Há quem acredite nas “receitas” encontradas nos livros de auto-ajuda. Regras do tipo: “ – Você deve acreditar em si mesmo e será mais feliz!”. O fato é que a mensagem quando vem de fora leva um tempo para ser consolidada. Há coisas que só a vivência nos ensina. E, o maior ensinamento é que o tempo, só ele, consegue trazer a maturidade necessária ao entendimento da vida. Nada na natureza parece ocorrer fora do seu tempo... e é por isso que muitos tentam exaustivamente a consolidação de um desejo e este só se concretiza quando parecem desistir. É que na vida, os acontecimentos dependem de uma combinação de fatores que mesclam não apenas vontade e determinação, mas também a capacidade de estar receptivo. E também é preciso receber no tempo certo, senão o feito não se perpetua. E vida é tempo... a trazer possibilidades.

A cronista Martha Medeiros certa vez escreveu que: “...imaginar que os não acontecimentos fizeram diferença, que você está onde está não só por causa das escolhas que fez, mas também pelas especulações que nunca se confirmaram. Ao manter esse caráter desestressado, eliminamos a palavra derrota do nosso vocabulário e a vida fica mais aliviada(...)”. Essa bela reflexão, aliada a grande desenvoltura da Martha Medeiros com as palavras, nos leva a conclusão de que na vida nem tudo o que planejamos é o que ocorre. Mas, o que ocorre deve ser vivido em toda plenitude para que possamos nos sentir realizados e donos de nossa própria vida. Felizes pelas realizações, encontrando oportunidades onde alguns poderiam enxergar obstáculos. Isso é a vida... seguir pelo tempo na aquisição do melhor, sempre! E o melhor nem sempre está na esfera material – é a sabedoria que só com o tempo e uma vida bem vivida alcançaremos.