A DONZELA BRIGITE

Era de noite, em torno das 9 horas, e eu me dirigia pela Av. Benedito Valadares, quando na parte mal ilumidada da rua, vem ao meu encontro, uma jovem de cor escura; de idade, cerca de vinte anos, mal equilibrando-se nas pernas, em decorrência de embriaguês. Me pede não sei se cigarro ou fogo, ou ambas as coisas. Pela pessoa que era, não lhe dei atenção. Mas vencidos uns metros lembrei-me dela e voltei à trás, para certificar-me. Era a mesmíssima pessoa que eu vira em dias passados, segurando uma criança pela mão, na recepção do hospital.

Naquela oportunidade, achava-se muito compenetrada de sua tarefa de mãe, segurando pela mão, um menino igualmente da mesma cor, de cerca de 4 anos, que ela tentava contê-lo nas suas arremetidas. A bem da verdade, ela não apresentava nada de especial. Ela era apenas mais uma das mulheres mães, que estavam à espera de atendimento.

Parei, voltei atrás, e perguntei-lhe o que ela estava me pedindo.

-"Nada não, eu não quero nada doce eu tou apenas querendo um pito", ocê tem um pito?...

-Eu não fumo

-Então vai... Foi o que me disse e virando-se para um passante que lhe atravessava o caminho repetiu a pergunta:

-Ocê tem um pito?

O passante desviou-se dela e se foi sem se dignar qualquer resposta.

Perguntei-lhe pelo filho, se havia sarado ou como estava, passando, temendo eu que, algo de ruim pudesse ter-lhe acontecido. Deu uma risada de tonta e me perguntou.

- Mas que filho? olha pra mim! Então uma escurinha enxuta que nem eu, com um corpinho ajeitado, manja só... pode ser mãe de alguem?

- E aquela criança que estava com você aquele outro dia no hospital,não é seu filho?

- Então você não sabe? Aquele é meu irmãozinho caçula, o Bentinho.

- Você não é casada? isto é, você não tem marido?

Casada? Marido? Você devia saber que sou a DONZELA.

- Você disse Donzela?

Sim, eu sou a DONZELA BRIGITE.

Não entendi bem e acrescentei, quer dizer que você é virgem?

Virgem, o que é isso? Tentei explicar-lhe da maneira mais simples e informal.

- Isso eu não garanto... Você sabe às vezes a gente precisa "quebar certos galhos" especialmente em dias como hoje. Ai oce já viu né?

- Já percebi tudo e por que você se diz donzela?

Isso é uma estória cumprida que começou certa noite e ja vai para 5 anos. Interessei-me e instiguei, continue.

- Bom, ela disse, foi assim que começou o apelido

- Uma noite, eu, minha mãe e mais uma irmã mais velha, já estávamos acomodadas para dormir quando chegaram uns "caras" que queriam dormir com a gente. Eu não entendia a finalidade da visita aquela hora. Depois de muita conversa e muito agarramento dois deles foram fazer ninho com minha mãe e minha irmã. O terceiro veio pro meu lado e foi nessas alturas que a mãe virou "bicho" gritando - "Essa é a DONZELA, não mexe com ela". Ai, o tal interessado me descobriu, me olhou e disse --Mesmo que vê a BRIGITE e saiu rindo; não endenti por quê. No dia seguite os outros homens me olhavam, me cumprimentavam dizendo" Olá DONZELA" e desde esse dia eu passei a ser a DONZELA BRIGITE. Você quer saber mais? Tá na hora...

Ciro
Enviado por Ciro em 30/12/2011
Código do texto: T3414339