NÃO APRENDI DIZER ADEUS

Entre as mais de 435 mil palavras existentes em nosso vocabulário, algumas me chamam atenção, como por exemplo, a palavra ADEUS, verbete definido da seguinte forma: “Termo de polidez e amizade dirigido a alguém antes de uma separação mais ou menos prolongada”, mas na verdade, não vejo uma relação de equilíbrio entre a definição proposta pelo dicionário e seu significado real.

Óbvio que seria humanamente impossível traduzi-la com perfeição, até porque ela é carregada de sentimentos e nada que envolva sentimento é passível de discussão ou explicação, mas acho apenas uma definição fria, por isso, gostaria de fazer uma pequena explanação sobre o verbete...

O adeus nos remeterá a despedidas e de acordo com a “regra sentimental” vem sempre acompanhado de um “sujeito oculto” que faz toda diferença, o ponto final. É quando tiramos aqueles momentos da gaveta do presente e os colocamos na caixinha do passado, o que pode ser muito bom ou muito ruim, mas neste texto, me permito a falar exclusivamente das boas lembranças, pois essas sim valem a pena serem eternizados.

Simplesmente o adeus é imposto pelo destino, sem a concordância, sem o consentimento, sem a aprovação das partes, um fato unilateral que o destino se reserva no direito de impor a todos (sem excessão), onde na maioria das vezes não é dado ao menos um aviso prévio, apenas acontece...

O Adeus tem o poder de transformar sol em chuva, sorrisos em lagrimas, sonhos em frustrações, alegria em saudades, palavra do nosso cotidiano que sabemos seu significado tanto gramatical como sentimento, mas quem aprende a dizer adeus? Quem se prepara para o adeus?? Ele não é ensinado, é apenas vivido e ponto, fato intocável.

Não queira aprender a dizer Adeus, não conseguirá!!!, apenas viva o adeus da forma mais adequada, reserve um espaço especial em seu peito e guarde-o com o maior carinho do mundo, pois, o Adeus ao longo do tempo se transforma como um casulo, deixa de significar tristeza e passa significar lembranças, admiração, sorrisos e saudades....