PRATICAR-SE:A ARTE DE ENCONTRAR O OUTRO



Texto para publicação: As pessoas precisam praticar-se. O "tom" reflexivo do verbo, coloco-o propositalmente. Significa meditar, agir, para transcender. Faz-se absolutamente necessário transcender de si, para o Outro e para o Alto. Então, por que a partícula "se", já que a intenção é extro/verter-se? Na realidade, cada vez que mergulhamos em nós, descobrimos que em nós há partículas da Divindade da Energia Superior.
Quais mergulhadores que, corajosamente, vão ao fundo de mares e rios, descobrindo não só coisas vivas como as algas e os peixes, mas também ecos e restos do passado da Humanidade, nas preciosidades artísticas ou utilitárias ali descobertas.
E são obrigados a pensar e re/pensar sobre as coisas que aconteceram antes.
Em nós, como digo num poema, também "AS COISAS PASSARAM E ACONTECERAM NO CORAÇÃO" ( o meu, o seu), este apontado como o triplo coração egípcio: o pássaro, o duplo, a alma. Isso nos reporta à origem do ser humano.
Temos dentro de nós, rasgos de lembranças, atavismos, sinais da experiência. Esse coração - alma, que voa como um pássaro, pela fantasia e pela imaginação, nos conforta com as mensagens do sagrado e a certeza de que estamos aqui apenas para trilhar, re/descobrindo, re/inventando, re/pensando, até chegar ao portal da passagem.
Não há motivo para orgulhos. Quando algo que fazemos, criamos, descobrimos, o mundo costuma nos aplaudir ou invejar. Não há, porém, repito, motivos para inflar-se de orgulho ou desesperar-se de revolta quando nos prejudicam, neste caso, ou aplaudem, no primeiro. Tudo já existia antes de nós. A primazia quase nunca é nossa, a autoria é que deve ser...Verdadeiramente.
Isso significa que, quando nos permitimos expandir a mente, o coração - alma, surgem de nós produções necessárias. Então, podemos sentir ALEGRIAS pelo resgate do que já existia, pela forma nova que imprimimos ao Verbo, nossa criatividade é isso. É bom experenciar o contentamento da produção pessoal. Nunca plagiar (um roubo legítimo!), mas sempre ser humilde para saber que tudo é recriação.
Para sermos suficientemente humildes, basta olhar para trás. Contemplar as maravilhas arquitetônicas, artísticas, as danças, a poesia, a filosofia, a química, a física... Tudo já estava aí. E em épocas onde não havia nossa atual tecnologia. Isso, de "per si", dá o que pensar: como os grandes colossos artísticos ou arquitetônicos foram feitos, erguidos, transportados, colocados? Os "designers" de jóias de hoje, ficam perplexos quando percebem o refinamento dos enfeites e adornos das do Egito antigo, da Índia, das Américas e tantas outras antigas civilizações... Não é um sinal de que tudo veio do Alto, toda inspiração, sentimentos, criatividade, meios, metodologias?... Da medicina à arquitetura, da expressão verbal humana à informática, do verso à matemática, tudo está lá, no passado - e na nossa memória celular.
Por isso, é preciso limpar a mente dos atulhos da Modernidade em nós - poluição sonora, visual, informativa - para, mergulhando no fascinante mundo do nosso interior, encontrarmos fragmentos, peças-de-encaixe, revelações... Portanto, É PRECISO PRATICAR-SE... OPARA SER...

É o que mais repasso para meus pacientes e agora para vocês, leitores.
Pensem nisso!

clevane pessoa de araújo

(Editado no Jornal Intervalo,de Francisco Fillardis(Rio de Janeiro) e em sites da Inernet)