MINHA ESPERANÇA
É fim de ano. Eis que a roda do mundo deu mais uma volta. E a nossa vida, como vai? Como foram percorridos os dias deste ano que se finda? Quantas vitórias, derrotas, tristezas, alegrias, conquistas e frustrações experimentamos no correr deste ano? Com certeza, foram muitas. Graças a Deus, as emoções positivas estiveram mais presentes em nossa vida durante o ano que se finda. Mas, o que podemos esperar do ano que se aproxima? Confesso que estou esperançoso, embora não muito. É uma esperança mais baseada no desejo de que as coisas aconteçam do modo desejado. Como os demais brasileiros, sou suscetível às mudanças na economia, no clima, etc. Afinal, sou um cidadão como todos os outros. Sou um trabalhador comum que, com muito esforço, obteve algumas conquistas materiais e sociais. Todavia, não disponho de qualquer escudo protetor e tampouco detenho informações privilegiadas para que possa prevenir-me contra qualquer adversidade. Assim é a vida. Não obstante, por mais racional que pretenda ser, de quando em vez, observo-me com desejos e aspirações comuns a todos os mortais. Chego a alimentar sonhos de uma vida melhor. Vejo a paz fluir em meu lar; vejo meus filhos alegres e felizes, como se uma sombra não pairasse sobre todos nós. Mas, de uma coisa estou certo: quaisquer que sejam as dificuldades, o mesmo Deus que guiou e iluminou os meus passos e de todos em minha casa, neste ano, certamente, haverá de fazê-lo no ano que se aproxima, pois Ele prometeu que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Assim, qualquer coisa que me aconteça, estou certo, Ele estará comigo. Se dor, Sua presença será como um bálsamo; se tristeza, Ele me dará ânimo para superá-la; se frio, o Seu amor me aquecerá; se fome, creio que serei saciado, pois Ele é o Pão da Vida. Finalmente, se tudo me faltar, a Sua graça me bastará.
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Habacuque 3:17-19)
Feliz Ano Novo.
Luis Gentil
Dez/2011