Renego as pegadas deixadas na estrada onde a humanidade de hoje caminha...

Prefiro acreditar que estou sob stress ou sofrendo de algum distúrbio,onde vivo experiências que na minha realidade de vida nunca teria espaço para ter forma,expressão e nem caber em uma linha.

Por isso,quero dividir com vcs,cujos olhos deslizam nesse papel se aventurando no mundo das letras,absorvendo ou não o que podemos compreender,o que experimentei e receber então de cada um desconhecido um parecer se é o mundo que está doente ou se eu é que estou fora da realidade do nosso dia a dia.

Não me importa a concordância e nem os erros do português,pois no anonimato me permito a um pré julgamento,quando minha timidez me permite viver a liberdade em sua plenitude.Ando nua sem complexo,vergonha ou culpa,na certeza de que minha fotografia será uma pintura abstrata,construída na especulação do que meu pensamento expressa em letras,o que uma imaginação vasta cria.

Não busco apoio e nem aliados,mas poder receber com depoimentos,ter uma noção dos efeitos,reações e atitudes em pré julgamento de desconhecidos espalhados nos diversos cantos de um Brasil,independente da cultura,intelecto,nível social e histórias de vida.

Bom,vou contar o que vivi,causando em mim um rebuliço ao ponto de ganhar minha atenção e dedicação por dois dias em pensamento em ebulição.

TODO ANO (DESDE QUE VOLTEI A MORAR NO BRASIL)PASSO O NATAL COM MINHA MÃE,IRMÃO E SUA FAMÍLIA.DEDICO ESTA DATA TOTALMENTE A FAMÍLIA.

ESTE ANO DE 2011 DIFERE DOS OUTROS ANOS,POR QUE CONSEGUI,DRIBLANDO CONTRA TEMPOS,CANCELANDO COMPROMISSOS,TIRAR UMA SEMANA(AO INVÉS DE APENAS DIAS)TENTANDO AMENIZAR MINHA CULPA DE FILHA AUSENTE,PELAS COBRANÇAS FEITAS DE UMA MÃE CARENTE,QUE SE SENTE ABANDONADA E QUE ACHA QUE TEVE FILHO PARA NA VELHICE TER COMPANHIA...VAMOS DEIXAR DE LADO,POR QUE ESSA POSTURA DELA ENVOLVE SITUAÇÕES DELICADAS...

ENFIM...ALIADO A ISSO RESOLVI TB ATENDER A UM PEDIDO DE MÃE PREOCUPADA E DEIXAR O CARRO NA GARAGEM E VIAJAR DE ÔNIBUS(MAS SEGURO..).

FIZ ESSE SACRIFÍCIO,POIS TENHO COMO CARACTERÍSTICA FORTE A IMPACIÊNCIA E O NÃO GOSTAR DE DEPENDER DO OUTRO OU DE UMA SITUAÇÃO.

ASSIM SENDO,PEGUEI UM ÔNIBUS SAINDO DO RJ,PASSANDO EM NITERÓI,PARANDO EM UM PONTO OBRIGATÓRIO DA LINHA POR 30 MIN) ME LEVARIA AO MEU DESTINO (CAMPOS DOS GOITACAZES) EM UMA VIAGEM DE 5 HS OU MAIS QUE FAÇO EM 3.30HS DE CARRO.

SE É PARA RELAXAR,ENTÃO TUDO QUE QUERO AO ME ACOMODAR É FECHAR OS OLHOS,NAO TER NINGUÉM DO MEU LADO PUXANDO CONVERSA,OU LER UM LIVRO ATÉ COMEÇAR A COCHILAR.

SENTEI,AJEITEI A POLTRONA DE FORMA CONFORTÁVEL E FELIZ POR QUE ESTAVA SOZINHA...POR POUCO TEMPO...

SENTA ENTÃO UMA SENHORA AO MEU LADO APARENTANDO SEUS 60 ANOS,CUJA APARÊNCIA APESAR DE HUMILDE,ERA DE UMA PESSOA VAIDOSA,POIS TINHA ACESSÓRIOS NOS CABELOS,UNHAS PINTADAS NA COR DA MODA E VESTIDA DE FORMA PECULIAR DE QUEM É EVANGÉLICA.

COMO SOU UMA PESSOA EDUCADA,DEI UM BOM DIA E EM SEGUIDA ME VIREI PARA A JANELA,NÃO DANDO ABERTURA PARA INICIO DE UM BATE PAPO.

INFELIZMENTE ENQUANTO O ÔNIBUS CONTINUAVA PARADO E OS PASSAGEIROS ENTRAVAM EU NÃO CONSEGUIA ENTRAR NO ESTADO ALFA E ME DESLIGAR POR COMPLETO E MESMO MANTENDO OS OLHOS FECHADOS,PERCEBIA QUE A SENHORA DO MEU LADO ESTAVA IMPACIENTE,CHOROSA E RESMUNGAVA,FALANDO BAIXINHO.DISFARÇADAMENTE OBSERVEI SEUS MOVIMENTOS E TIVE A CERTEZA DE QUE ALGO ESTAVA INCOMODANDO ELA E PIOR AINDA,ELA ME OLHAVA ESPERANDO UMA OPORTUNIDADE PARA DESABAFAR ALGUMA HISTÓRIA QUE EU JÁ SENTIA QUE SERIA TRISTE.COMO UMA BOA PISCIANA,TENHO UMA SENSIBILIDADE AGUÇADA,SOU UMA ESPONJA E CAPTO DE LONGE UMA ENERGIA NEGATIVA E COMO EU NÃO ESTAVA BEM COMIGO MESMA,POR MOTIVOS PESSOAIS QUE NÃO VEM O CASO AGORA,ME NEGUEI A ME ENVOLVER,MESMO QUE INDIRETAMENTE NOS PROBLEMAS DOS OUTROS.

E ASSIM PARTIMOS E EU DORMI LITERALMENTE BOA PARTE DO TEMPO,MAS CADA VEZ QUE EU FAZIA UM MOVIMENTO,EU OUVIA O LAMENTO DELA.ATÉ QUE A CERTA ALTURA EU AJEITEI A POLTRONA E PROCUREI IDENTIFICAR ATRAVÉS DA PAISAGEM ONDE ESTÁVAMOS E NÃO TEVE JEITO.

ELA OLHOU PARA MIM E COMEÇO A DESFIAR SUA HISTÓRIA.QUE ELA HAVIA PERDIDO A MÃE,QUE MORAVA EM VITÓRIA E HAVIA IDO AO RIO A PROCURA DO IRMÃO QUE HÁ MUITO TEMPO NÃO VIA E NEM TINHA NOTÍCIA.QUANDO CHEGOU LÁ,SOUBE PELOS VIZINHOS QUE ELE HAVIA PARTIDO PARA PORTUGAL.ELA TRISTE E MAGOADA,VOLTA PARA A RODOVIÁRIA E É ASSALTADA.DORME UM DIA E FICA SEM COMER NADA,ATÉ QUE ALGUÉM AJUDA COM DINHEIRO EM UMA PASSAGEM ATÉ CAMPOS.ENQUANTO ELA ME CONTAVA,POR VÁRIAS VEZES ELA PASSAVA AS MÃOS NOS OLHOS NÃO DEIXANDO AS LÁGRIMAS CAÍREM.

PROCUREI ENTÃO AMENIZAR SUA DOR E A ORIENTEI PROCURAR O GUICHÊ QUANDO CHEGASSE NA RODOVIÁRIA DE CAMPOS E CONTASSE O OCORRIDO E DE REPENTE COMO IDOSA ELA CONSEGUIRIA UMA CORTESIA.DEI A ELA R$ 10,00 REAIS PARA UM LANCHE (NA PARADA) DIZENDO QUE ISSO ERA O QUE EU PODIA FAZER.

DESCI TB NA PARADA E FIQUEI OBSERVANDO CAPTANDO UMA IMAGEM DE UMA MULHER SOFRIDA NO ANDAR,E NA EXPRESSÃO DE SEU ROSTO.

ATÉ CHEGARMOS A CAMPOS LIMITEI MINHA CONVERSA APENAS PERGUNTANDO A ELA SE ELA TINHA COMIDO ALGO E FIQUEI ENTRE UM COCHILO E OUTRO PENSANDO NA INJUSTIÇA POR ELA TER PASSADO POR UMA EXPERIÊNCIA TÃO NEGATIVA NO CONTEXTO TODO.

FIQUEI TÃO IMPRESSIONADA QUE FALEI COM MINHA MÃE,ATÉ MESMO NA INTENÇÃO DE FAZÊ-LA MUDAR DE POSTURA DE RECLAMAR DA VIDA SEM MOTIVO REAL, COM A INFELICIDADE DAQUELA ESTRANHA.

COMO EU TINHA UM COMPROMISSO DE TRABALHO NO DIA SEGUINTE ÁS 10:00hs,FUI COM MINHA CUNHADA AS PRESSAS PARA A RODOVIÁRIA E COMPRAR UMA PASSAGEM,COM MEDO DEVIDO O RETORNO DE MUITOS QUE VIAJAM PARA ESTAR COM A FAMILIA NESTA DATA.

QUANDO LÁ CHEGO,TENHO A INFELIZ SURPRESA,PASMEM!!!DE ENCONTRAR NA FILA COMPRANDO PASSAGEM PARA O RIO,A POBRE COITADA QUE MORAVA EM VITÓRIA.

JURO QUE EU NÃO CONSEGUIA ACREDITAR NO QUE MEUS OLHOS ESTAVAM ME MOSTRANDO.DIVIDI MINHA FRUSTRAÇÃO COM A MINHA CUNHADA,A QUEM CONTEI A HISTÓRIA RAPIDAMENTE,QUE FICOU BOQUIABERTA.QUASE QUE POR IMPULSO DA INDIGNAÇÃO FUI ATÉ A ELA,E CINICAMENTE PERGUNTAR SE ELA TINHA ERRADO DE DIREÇÃO.

PARA COMPLETAR:COMPREI A PASSAGEM POR VOLTA DAS 22:00HS PARA EMBARCAR ÁS 2:00HS DA MANHÃ E PENSEI SÓ FALTA AGORA ELA VOLTAR NO MESMO ÔNIBUS QUE O MEU.E ERA!!!!!

DÁ PARA CALCULAR O TAMANHO DA MINHA DECEPÇÃO? FALO NO TODO.NA DECEPÇÃO PELO SER HUMANO NO GERAL.INDIGNADA POR VER MANCHADA A FIGURA DE UMA MÃE,DE UM IDOSO,DE UMA AVÔ.ACHO QUE HOJE O QUE ME INCOMODA É NÃO SABER O MOTIVO QUE MOTIVOU ELA OU MOTIVA(NÃO SEI),MESMO QUE NÃO JUSTIFIQUE.

SE NADA ACONTECE POR ACASO E EM TUDO TEMOS UMA MORAL DE HISTÓRIA OU FINALIDADE.QUE TAMANHA COINCIDÊNCIA PASSARMOS UMA SEMANA (EU NUNCA PASSEI),VOLTARMOS NO MESMO DIA E NO MESMO ÔNIBUS (COM ÔNIBUS EXTRA DE HORA EM HORA).

SERÁ QUE TENHO QUE VIVER DESCONFIADA DE TODOS E TUDO?FECHAR MEU OLHOS E IGNORAR O PEDIDO DE AJUDA,SEJA ELA FINANCEIRA OU APENAS ESCUTANDO UM DESABAFO E CONFORTAR COM UMA PALAVRA DE APOIO...

NÃO QUERO VIVER NA DEFENSIVA,POIS JÁ PERDI MUITO DA ESPONTANEIDADE QUE EU TINHA.NÃO ACREDITO EM UM MUNDO MELHOR,MAS NO PODER DE ATRAIR,NO MEIO DE TRAÍRAS,ESPÉCIE QUE TENHAM A MESMA AFINIDADE E LINHA DE PENSAMENTO.

MAS AINDA ASSIM,FICO NA DÚVIDA,SE EXISTE ALGO MAIS QUE NÃO CONSIGO VER OU ENTENDER...

PEÇO DESCULPAS PARA AQUELES QUE ESPERAVAM ALGO MAIS SÉRIO DO QUE UMA SIMPLES MENTIRA,OU MANIPULAÇÃO EMOCIONAL DIANTE DE TANTAS FALCATRUAS MAIS ELABORADAS E COM DESFECHO ONDE O DANO FISÍCO (MORTE OU FERIMENTO),FINANCEIRO(FALÊNCIA OU QUANTIA VOLUMOSA PERDIDA).

PARA MIM A PERDA DOS VALORES,MORAL,PRINCÍPIOS E RESPEITO,BANALIZANDO UM FATO INADMISSÍVEL E HONRANDO ATITUDES DE EDUCAÇÃO,DELICADEZA E HONRA COMO POSTURA RARA E DIGNA DE SER ENALTECIDA QUANDO DEVERIA SER UM ATO COMUM A TODOS.

RENEGO ESSA ESTRADA POR ONDE ESSA HUMANIDADE DESALMADA CAMINHA E DEIXA MARCAS.BUSCO ATALHOS NA TERRA MOLHADA,QUE NÃO DEIXA RASTROS.E POR ISSO REPITO UMA FRASE QUE NÃO SEI QUEM CRIOU:É POR ESSAS E TANTAS OUTRAS,QUE CADA VEZ MAIS PREFIRO CONVIVER COM UMA ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.

Autoria de:

Adriamar

Marque esta opção se a obra for de sua exclusiva autoria.

Adriamar em parceria com outro co-autor

Marque esta opção se a obra for de sua co-autoria.

Outro autor

Marque esta opção se a obra não for de sua autoria.

Atenção: você não pode reproduzir uma obra sem a permissão expressa do autor, exceto se a obra pertencer ao domínio público. Veja uma lista dos autores cujas obras já estão em domínio público clicando aqui

Adriamar
Enviado por Adriamar em 28/12/2011
Código do texto: T3410138