Presságio para o ano novo.

O sol brilha no horizonte, as frestas de luz se instalam pelos túneis onde passa o vento. Isso anuncia que o dia está nascendo com todo esplendor. Não é um dia comum, como observamos a cada nascer do sol. É o anúncio de um grande dia, daqueles que agente não esquece, porque não parece ser rotina ou qualquer coisa que lembre repetição. Trata-se da uma expectativa. Há ternura no ar. Porque os corações das pessoas observam a vida como algo grandioso, já que participam de uma mesma alegria e de uma mesma festa. Seus anseios e suas expectativas clamam por um dia radiante, que possa expressar todo sentimento de uma vida.

Depois dos suspiros e espreguiçadas normais de seres que saem de uma noite mal dormida, em razão do foguetório, é hora de espreitar a natureza e ver que ela também recepciona a todos com um sorriso, principalmente quando anuncia um dia tão lindo, com um céu azulado, onde os pássaros fazem seus vôos ousados, procurando alimentar-se nos locais menos usuais possíveis, parecendo que também querem fazer parte da festa. Os periquitos estão mais afoitos e se apegam a ‘tagarelar’ na sua língua original, balbuciando cânticos de felicidade, como se quisessem saudar o dia mais prendado do ano. A cachorrinha chamada sacode sua cauda (como nunca fez), parece que querendo se transformar num helicóptero, para voar por todo lado carregando no seu corpinho comprido a faixa de feliz aniversário.

Mas, são os corações humanos os que mais expressam a euforia dessas primeiras horas do dia 01 de janeiro de 2012. São pessoas que amam. Cada um da sua forma ou do seu jeito. Muitas vezes sem dizer palavras, mas, expressando no olhar a grandeza do amor. Há até aqueles que ainda pensam no bolo, ou na cesta do Café da Manhã. Isso não importa. É a forma mais eloqüente de transformar sua emoção numa comemoração efêmera, mas, de mensagem duradoura, que persistirá com o gosto de frutas até chegar o ano que vem; para nova comemoração. São crianças que se abrigam em braços fortes que lhes dão sustentação quando ainda não sabem andar. São coraçõezinhos que batem mais forte pela presença das inúmeras mães, já que são nelas que surge a inspiração para crescerem como pessoas de bem, valorizando a bondade e o amor entre os seres humanos.

O filósofo, psicólogo e mestre em teologia, o pensador Sam Keen, disse um dia: “Passamos a amar não quando encontramos uma pessoa perfeita, mas, quando aprendemos a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita”. Ele só pronunciou essa frase na medida em que percebeu que ninguém é perfeito. Assim, o amor só existe quando as pessoas se respeitam, mesmo tendo ciência de suas imperfeições. Freud, psicanalista famoso, também, afirmou: “Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada”. Creio que estes dois pensamentos formam um ingrediente que se mistura em nossas vidas e depois de colocados no liquidificador, podem redundar em vitamina existencial, que devemos lembrar sempre que falarmos do amor, porque nada sobrevive, quando não se tem noção das fraquezas e das imperfeições. O que importa nesse momento é lembrarmos que temos uma família, onde filhos devem estar atentos aos conselhos dos pais, já que ninguém (que não seja da família), irá se importar tanto com o futuro de quem não lhes diz respeito.

Assim, acho que nesse primeiro dia do ano, o presente que a humanidade mais quer receber é a saúde mental e física dos seus filhos, já que são neles que o mundo deposita seu maior sonho de que venhamos a ter, num futuro bem próximo, uma geração justa e leal para com seus semelhantes.

Proponho então, que todos nós que temos amor no coração, venhamos a entoar a voz da unidade e da compreensão, para que o ano de 2012 seja de construção e não de ruína, que seja um ano abençoado em face das nossas ações, com a rejeição do ódio em benefício do amor.

Parabéns, ano novo! Que você seja tão vibrante e tão explosivo quanto foi sua encruzilhada. Podemos vibrar à vontade, porque o coração não explode quando expulsamos os maus presságios em favor da solidariedade que, nesse instante, transforma-se em alegria pura e Divina.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 28/12/2011
Código do texto: T3409933