Estranha Sensação

Não tem jeito. Tenho a sensação de que Deus está rindo da humanidade. Ela é muito engraçada. Mas quando eu digo "engraçada" não vá a leitora amiga ou o leitor pensar que me refiro ao sentido de "espirituoso" ou "jovial". Estou-me referindo a "cômico", "burlesco", "ridículo". Vou abrir uma concessão: "Qualquer ator". Sim, pois o ator não tem muita liberdade de ação: Está preso ao SCRIPT. E os humanos agem como se presos estivessem. E estão. Se não estivessem presos, que necessidade teriam de libertar-se? E isso eles têm. Do contrário, por que diria o Mestre de Nazareth "E a verdade vos libertará."? Bem, o Mestre disse isso. Não? Mas o evangelista João disse que o Mestre disse isso. Está bem, a Bíblia diz que João disse que o Mestre disse isso. E a Bíblia é a Autoridade Escrita, é o maior BEST-SELLER de todos os tempos, é o Livro (ou conjunto de livros) que rege (ou deveria reger) a vida de cerca de um bilhão de pessoas que afirmam pertencer às religiões cristãs (catolicismo romano, catolicismo ortodoxo russo, catolicismo ortodoxo grego, anglicanismo, presbiterianismo, protestantismo, pentecostalismo, neo-pentecostalismo, adventismo, jeovismo (referente às Testemunhas Cristãs de Jeová, que negam a doutrina aceita por todos os outros "cristãos"), etc., etc., etc.

Desculpem se deixei de citar alguém. Toda essa turma de "adeptos" de Jesus, o Cristo, estão entre aqueles a quem o rabi se refere ao dizer: "E conhecereis a verdade, e a verdade (aletheía) vos libertará.

A verdade (em hebraico EMUNAH, em grego ALETHEÍA e em latim VERITAS) é algo muito complicado. Tanto é que durante o julgamento de Jesus, o Filho do homem (e Filho de Deus) o governador Poncius Pilatus, perguntando se Jesus era rei e ouvindo Jesus responder "sim, e para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade", perguntou a Jesus "O que é a verdade" e obteve como resposta o silêncio do divino Mestre. Por que? Muito simples: A Verdade não tem explicação fácil. E a última coisa que Jesus faria aqui na Terra seria atirar pérolas aos porcos.

A verdade, teria dito Gandhi, é dura como o diamante e suave como a flor de pessegueiro. Por ser dura é que a humanidade não a encontra. Por ser suave é que o que a encontra não quer mais abandoná-la. O Cristo demonstrou essa suavidade quando disse: "Meu jugo é suave e meu fardo é leve". Sim, quem conhece a verdade, vê suavidade no fardo da existência, essa cruz que conduzimos do Getsémani do nascimento ao Gólgota da morte (transformação).

Enquanto os humanos tateiam e não encontram o tesouro oculto em seus corações, comportam-se como loucos, correndo para lá e para cá, de forma hilariante.

É claro que Deus deve estar morrendo de rir, como se estivesse brincando de esconde-esconde, ou daquela outra brincadeira (chicote queimado ou cinturão queimado) onde uma pessoa esconde um objeto e outras vão procurá-lo. Enquando não encontram, aquele que escondeu fica dizendo: "Tá quente; tá morno; tá frio", de acordo com a proximidade ou distância a que se encontram aqueles que buscam o objeto escodido. De fato parece mais esaconde-esconde, pois é o próprio Deus qaue se oculta dentro de nossos corações e é difícil alguém encontrá-lo.

E você, cara leitora e caro leitor? Está quente ou frio? Quando encontrar o objeto não o esconda. Fale sobre ele sempre que tiver oportunidade, para que sejam muitos ajudados por você, e assim a nova humanidade seja instalada neste planeta.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 25/12/2011
Reeditado em 25/12/2011
Código do texto: T3405406
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.