Não prometo
Não prometo nada para o Ano Novo. Porque ele é a pior das crianças birrentas. Se nele nos fiarmos, certamente os juros cobrados serão astronômicos.
Ele é a oração que jamais deveríamos fazer, pois ele é a palavra que nunca volta atrás. Se dissermos a ele que tal coisa faremos, que tal coisa realizaremos, como pedinte desesperado não largará dos nossos pés.
Você conhece um sujeito bem chato, que vive pedindo favores, suplicando? Ele certamente é menos pedante que esse tal de Ano Novo!
Prometer é o mesmo que hipotecar o próprio sangue! Não doarei nenhum voto a este cara, pois se deixar de cumpri-lo, ele se jogará no chão do supermercado, esperneando, perdendo o fôlego, ele vai gritar alto, chorando, reivindicando seu brinquedo que neste caso sou eu!
Chega! chega de sucumbir aos apelos desta criança mimada! Se algo eu não puder dar a ela, paciência... É assim que se educa; se dissermos não num primeiro momento, com firmeza, estabeleceremos autoridade sobre ela, e então não perderá o direito de nos cobrar aquilo que não podemos dar.
Não vai ser um menino recém-chegado, que vai querer por ordem às coisas que já estão estabelecidas! Devemos ter em mente que nem tudo precisa ser rotativo, constantemente mudado, se assim fosse Deus daria uma cor diferente ao céu todos os dias, e no entanto ele é azul desde que o mundo é mundo...
O que posso talvez fazer para este Ano Novo, é emprestar de vez em quando alguma coisa. Quando me sobrar ânimo compartilharei com ele. Quando me sobrar esperança, compartilharei com ele. Quando me sobrar alegria compartilharei com ele. Enfim..., mas saiba ele, que será um EMPRÉSTIMO, portanto quando quiser de volta os tomarei porque são meus e pronto! empresto quando quiser.
Por outro lado, quando eu quiser emprestado alguma tristeza, alguma dúvida, algum desânimo, ele vai ter que me emprestar sem pestanejar, afinal amigos não são para essas coisas? dividem o pão e também as lágrimas.
O que importa para o nosso relacionamento, é que eu não farei propósito algum com ele, não ousarei pedir além daquilo que suporte oferecer; porém em troca, não vou tolerar nenhuma exigência descabida, desprovida de bom-senso. Quero que a nossa relação seja leve, fluida, que nossos momentos juntos sejam agradáveis, sem nenhum tipo de cobrança.
As visitas mais estimadas, são aquelas que não esperamos, mas que tem a capacidade de nos presentear ofertas inestimáveis, nos momentos em que mais necessitamos delas.