OLHA O SORVETE!

As calçadas costumam ser o palco mais assíduo das minhas crônicas.

Bem cedinho, hoje eu vinha na caminhada matutina, às vezes arriscando um breve "cooper", já sob um sol ardente a pinho, quando eu o ouvi gritar: "olha o sorvete!".

Ara...

Se tem um substantivo que me desconcerta de qualquer atividade é esse: "sorvete", posto que nenhum deles passa em branco pela minha vontade, tampouco pelo meu clima, seja ele quente ou frio, mesmo quando o objetivo principal é literalmente correr das calorias das festividades. Ô época perigosa!

Porém desta vez o que me chamou a atenção foi o sorveteiro, porque além de exímio vendedor ele me pareceu um verdadeiro atleta das ruas.

Enquanto eu disparava minha frequência cardíaca para vencer o aclive, ele vinha a empurrar seu carrinho com toda a facilidade desse mundo.

"Pôxa, o senhor é um exemplo de coração forte, hein?!" disse-lhe eu bem esbaforida!

"É dona, me chamam de "Zé- do- Pé", ando o dia todo por aí, mais de quinze quilômetros por dia vendendo sorvete já há dez anos, é o meu ganha -pão, dona! Hoje seria minha folga, mas tenho que garantir o Natal, a turma lá de casa é bem grande. Não fumo e não bebo!"

Enquanto eu prosseguia, meu pensamento girava naquela informação...

De fato o ZÉ- DO- PÉ, não é apenas um exemplo de atleta das ruas, é um exemplo de atleta da vida.

Não é nada fácil ser atleta da vida aqui no Brasil, porque as modalidades de obstáculos são diversas por todos os caminhos desportivos, principalmente para atletas tao persistentes como ele.

Vendendo o seu sorvete a um real , sendo que metade desse preço é do produtor, Zé- do- Pé necessita vender muito sorvete para não se derreter com ele no asfalto de tantos rombos esburacados.

O mais atual deles é o da Previdência Social, muito pouco previdente, aliás.

Mas voltando ao Zé -do- Pé:

Deixei-o numa portaria dum condomínio a vender o seu sorvete que se acabou em poucos minutos.

-Feliz Natal, seu Zé- do -Pé!

E antes que eu me esqueça ele me contou que esse será o seu septuagésimo primeiro Natal!

Isso sim é que merece muita comemoração...um verdadeiro milagre natalino.