SOLSTÍCIO DE VERÃO - A FESTA DO SOL INVICTUS.

Quarta feira, 22 de dezembro.

Hontem celebramos a noite mais curta do Ano. Às 05:30’h. desta manhã o Sol atingiu o planeta Terra em sua inclinação máxima de 23º27´ em relação a linha do Equador. Isto significa que teremos o dia mais longo do ano – The longest day. Significa também que o Sol entrou na décima casa na Constelação de Capricórnio isto é, estamos todos sob a influencia de Saturno, pelo menos até meados de janeiro.

Para a maioria das pessoas, especialmente no nosso mundo ocidental moderno, isto não tem algum significado e passa despercebido. Porém para os sensitivos de toda espécie, os magos, os bruxos, os esotéricos e estudantes afins, a tradição continua viva e atuante porque trata-se de energia e freqüência com as vibrações do Universo.

Na antiguidade, nesta noite entre os povos Celtas, celebrava-se o Yule ou Solstício de inverno já que estavam situados no hemisfério norte. Porém em 21 de junho celebravam a entrada do verão. Diz um texto: ”Celebramos a noite mais curta do ano, denominada em inglês: The mid Summer nigth, quando Pan e Puck e todos os tipos de fadas e elfos andam correndo soltos por toda a parte. Com tão pouco tempo para dormir, confundimos sonhos com a realidade vigil. Estes dias e noites do solstício de verão estão repletos de grande poder e magia. São tempos para realizar rituais que vicejam prodigamente na estação, quando a vida é mais fácil e há tantas horas de luz e que podemos cumprir nossas tarefas com tempo de sobra para repousar e nos divertir-nos. Taí um boa justificativa para o horário de verão (grifo meu). É uma época boa para viagens, festivais ao ar livre, dormir e comer.Visitar os parentes e amigos e namorar. Convocar as “tribos” da tradição pagã para que venham e festejamos juntos.” Do livro: “The power of the witch”

Em Roma imperial celebrava-se a festa ( denominada erroneamente pelo Cristianismo como pagã já que os romanos eram na época um povo culto e civilizado) do Sol Invictus ou Sol Sistere – O sol que não se move, em homenagem a Mitra.

Enfim, estamos no Verão. Aqui no litoral começou a temporada de “caça” nas praias. Exceto o vento forte que vem do oceano, as pancadas de chuva nos finais de arde, o calor predomina mas o clima no ar é de festas.Aqui em Vila Velha onde moro, disponho de seis belas praias boas para nadar,"caçar", curtir, e até pescar.

Uma falinha para os Capricornianos.

Alô cabrito!

Vai firme, e sobe tua montanha. E, se lá no alto o pasto secou no inverno, desce logo e galga outra vez e mais outra até encontrares o que desejas. Sabemos que teu elemento é a terra e teu astral é regido por Saturno – O senhor do tempo.

És um trabalhador constante e persistente e com admirável força de vontade, reservado, pois já nascestes maduro para a jornada da vida. És também realista e com objetivos definidos, também aprecias aquilo que é formal e que tem clareza e seriedade. Temos muito a aprender contigo em especial nós irmãos sagitários teu visinho. Porém não confundas persistência e determinação com teimosia irracional.

Por Álvaro Francisco Frazão.