O Triste Fim do Futebol Brasileiro

No domingo passado, resolvi assistir o jogo do Santos contra o Barcelona achando que teria o tal do duelo de dois craques tão propagado pela nossa mídia. Ao invés disso, vi uma autêntica aula de futebol dos catalães e também presenciei um triste fato. O fim do futebol brasileiro que nós conhecíamos. Virtuoso, talentoso e acima de tudo, corajoso.

A covardia (sei que esse termo dói, mas é verdade!!) do Santos naquele jogo reflete claramente a situação atual de nosso futebol. Times retrancados com um só atacante e com três ou quatro volantes em campo, técnicos que não tem vergonha nenhuma de mandar seus jogadores ficar como “corujas dependuradas na trave” e quando não vencem, culpam o juiz, a torcida, o gramado ruim ou encharcado e até a mãe do Badanha, (ela existiu de fato e negociou a vinda do filho, que era centromédio, para o Grêmio na década de 40.) dirigentes que interferem demais no dia-a-dia do clube e contratam jogadores caríssimos de modo irresponsável, provocando com isso, o endividamento e nos casos mais graves, a quebra do clube e jogadores que se preocupam mais com o marketing, os cabelos, as festas e o próprio dinheiro do que jogar futebol.

O Barcelona mostrou também naquele jogo outro argumento muito importante, onde a maioria dos nossos dirigentes torce o nariz e o despreza, preferindo contratar sempre os medalhões, que é a valorização das categorias de base.

Só pra ter uma idéia, dos onze jogadores do Barcelona naquele jogo, somente o Daniel Alves e o Abidal não foram revelados pelo clube, comprovando a teoria de que o jogador feito em casa traz dividendos positivos pra equipe.

E nossos times falham até nisso.

Nem preciso dizer aqui sobre a desorganização generalizada (nome bonito pra corrupção) que está ocorrendo pra construir estádios ou reformar os já existentes para Copa de 2014, afinal, muitos jornalistas e colaboradores já escreveram batendo forte nessa tecla. E os dirigentes ainda dizem e propagam que o futebol brasileiro é o melhor do mundo!!! Pois é, gente boa, vamos aplaudir...

Poderíamos, a partir daquele jogo, iniciar um processo de mudanças radicais no nosso futebol trazendo os torcedores de volta aos estádios torcendo, de fato, por times que além de jogar com qualidade (ou não), mostrar raça, vontade de campeão e inconformismo nas derrotas. Mas isso, infelizmente, não passa de um sonho alimentado pelos verdadeiros amantes do futebol.

Nossos dirigentes vão marcar amistosos contra seleções e equipes pequenas, os técnicos vão continuar com seus esquemas retrancados e covardes irritando a torcida e nossos “pseudo-craques” irão continuar fazendo algumas jogadas de efeito e gols pra iludir os torcedores.

A verdade dói e é nua e crua, mas precisa ser dita.

O futebol brasileiro, lamentavelmente, chegou ao seu triste fim.

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 22/12/2011
Código do texto: T3401606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.