DESÂNIMO 2

DESÂNIMO 2

Há pouco menos de um mês, escrevi um artigo intitulado DESÂNIMO. Agora estou mais desanimado ainda com o resultado da “Prova Brasil”, que é um instrumento de avaliação de alunos que estão cursando o ensino fundamental, no 5º e 9º ano. É estarrecedor e joga por terra, qualquer esperança de nosso país ser em futuro próximo, uma nação vencedora e que propicie a seus habitantes um viver digno.

Os resultados mostram que praticamente 90% não sabem fazer contas que envolvam centavos, resolver problemas com porcentagem ou reconhecer um círculo e uma circunferência. Em Português quase 80% não sabem distinguir a principal informação contida num texto, não entendem uma metáfora e não conseguem reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões sobre um mesmo tema.

No computo geral, 90% dos estudantes estão com conhecimento abaixo do nível básico para esse extrato da população estudantil. O exame é feito a cada dois anos e esse é o resultado obtido em 2009 com estudantes da rede pública federal, estadual e municipal que representam 80% de todos os estudantes do país.

Há dias a Presidente, na entrega do Prêmio Finep de Inovação, exortou todos os brasileiros a inovar mais, para termos vantagens competitivas sustentáveis. Com esse nível de conhecimento na base, a pergunta que está no ar é :

Como fazê-lo?

A resposta é: Priorizando a educação, capacitando professores e gerindo adequadamente os recursos para o setor.

Impossível não é, mas com a sociedade dando importância diminuta ao tema é tarefa das mais difíceis.

POBRE BRASIL.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 22/12/2011
Código do texto: T3401293
Classificação de conteúdo: seguro