ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS

Mulheres e homens. Homens e mulheres. Diferentes na sua anatomia. Iguais no fluído vital que os mantém. No espírito carregam os mesmos elementos positivos e negativos, incorporando em si iguais princípios psicológicos e anímicos. Homens, beneficiados pela força bruta, dominadores desde os mais remotos sinais de civilização. Mulheres, menosprezadas por uma sociedade patriarcal e machista. A História sempre destacou os feitos do sexo "forte", esquecendo e até reprimindo as mulheres líderes e sábias, apagando seus feitos memoráveis e sua atuação junto ao homem. Mas alguém não esqueceu das mulheres! Jesus Cristo. O relato de sua vida é pautado pelo profundo respeito à mulher. Vivendo numa sociedade repleta de preconceito, Jesus sempre esteve acompanhado das mulheres, suas seguidoras mais fiéis.

A sensibilidade feminina legou à História feitos importantes, muitas vezes desconhecidos em meio aos muitos heróis masculinos. Muitas delas foram co-responsáveis pelas conquista dos companheiros glorificados, mormente nas mudanças sociais. Citando algumas:

- Ana Pimentel, esposa de Martim Afonso de Souza, governou a capitania de São Vicente sem nunca ter posto os pés no Brasil, e foi quem ordenou o cultivo de cana de açúcar.

- A física polonesa Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, destacando-se como pesquisadora numa época em que as universidades eram um domínio masculino.

- Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, esposa de Guimarães Rosa, salvou mais de 100 judeus na segunda guerra emitindo passaportes para entrada ilegal dos refugiados no Brasil.

- Rosa Parks, costureira americana, recusou-se a ceder seu lugar a um branco em um ônibus e seu gesto chegou aos ouvidos de Martin Luther King, que incitou os negros a recusar o transporte público branco.

- Maria da Penha, vítima de atentados de seu ex-marido, sua luta e história inspiraram a lei de proteção às mulheres.

- Maria de Nazaré: A mãe física de Jesus o acompanhou durante toda sua vida pública e, com uma força sobrenatural, o viu morrer crucificado.

Giustina
Enviado por Giustina em 19/12/2011
Reeditado em 08/08/2014
Código do texto: T3397343
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.