Culpa da Sogra

Eu estava voltando de mais um cansativo dia de trabalho. Desci do ônibus numa praça e me encaminhei para uma banca de jornal de um velho amigo meu, só para tirar um dedinho de prosa. Enquanto conversávamos, surgiu um figurão esfarrapado, cambaleando, gritando naquela fala mole de bêbado, maldições contra sua sogra.

Nós o observamos com curiosidade. Seria possível que até ele tivesse problemas com a sogra? O rapaz da banca me lançou um risinho malicioso, como quem diz "fica vendo", e chamou o bêbado:

- Ô, gente boa! Sua sogra é mesmo assim, tão horrível?

O homem se aproximou, meio andando, meio caindo:

- Não tá vendo o meu estado? Tudo isso é culpa dela!

O jornaleiro escondeu um sorriso divertido e mostrou-se muito interessado no caso:

- Mas o que foi que houve, rapaz?

O bêbado encostou no balcão, respirou fundo e começou a narração:

- Minha mulher tinha um cachorro que ela amava mais do que qualquer coisa, até mesmo mais que eu. Um dia ela foi ao mercado e me deixou tomando conta do danado. Levei o bichinho pra passear e o dito cujo acabou fugindo. Sai correndo atrás dele, mas o desgraçado se enfiou debaixo de um carro e morreu atropelado. Quando cheguei em casa e contei pra mulher o que tinha acontecido, ela me chamou de tudo quanto é nome - menos de santo -, como se eu tivesse. culpa. Aí eu me estressei e disse umas verdades pra ela: como é que ela podia me culpar por tudo aquilo? Fui pro bar e enchi a cara. Cheguei em casa de manhãzinha, minha mulher tava me esperando com o pau de macarrão, fui tocado de casa. Voltei pro bar, tomei mais umas. Meu chefe me ligou perguntando por que eu não tinha ido trabalhar e eu falei umas verdades pra ele também. Resultado: perdi a mulher, a casa e o emprego, agora sou um molambo que anda por aí. E tudo por causa da minha maldita sogra!

Não resisti e me intrometi na conversa:

- Cara, que vida de cão! Mas ainda não entendi: onde é que se encaixa a sua sogra nessa história?

O bêbado suspirou, desolado:

- Foi a velha quem deu o cachorro pra minha mulher...

Gabi Correia
Enviado por Gabi Correia em 19/12/2011
Reeditado em 15/02/2012
Código do texto: T3397333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.