A CÓPIA COM SABOR DE NOVO

Não concordo quando dizem que o futebol é um esporte de 3º mundo e que seus amantes são pessoas alienadas; quem teve a oportunidade de conhecer o museu do futebol em São Paulo tomou simplesmente uma aula de história; é inegável que hoje em dia está na cultura mundial, e que muitos pais preferem ver os filhos seguindo o caminho da bola a entrar em uma Universidade, no último dia 18/12/2011 vi algo que me deixou estarrecido, uma coisa que jamais imaginei presenciar: simplesmente vi o futebol brasileiro se voltar contra nós no show protagonizado pelo time espanhol do Barcelona diante do Santos, para muitos isso pode parecer exagero e empolgação, mas quem se lembra da seleção brasileira de 1.982 ao ver o time catalão jogar sentiu-se como se voltasse no tempo: o toque rápido, a técnica, a inteligencia e elegância fascinaram o país do futebol e para a minha confirmação (já que surpresa não era mais) o presidente do clube espanhol bem como o técnico fizeram uma declaração que deixou o Brasil constrangido “Nós apenas gostamos de jogar o futebol que (pasmem!) vocês inventaram!” Para muitos otimistas é motivo de orgulho eles terem se inspirado no nosso estilo, para mim é motivo de vergonha a cópia superar o original, os clubes na ânsia de lucrarem com a formação de atletas implantaram nas categorias de base o estilo europeu de força, marcação e velocidade, no intuito de agradar aos “senhores de engenho” que aqui adquirem safras todos os anos.

O que vi no domingo foi o começo de uma nova era do futebol, em um espaço de alguns anos não haverá mais times com posições fixas, o lateral do 1º tempo pode ser o atacante do 2º, como foi o caso de Daniel Alves; é bem verdade que essa revolução não é de hoje, a Holanda de cruif em 1.974 não tinha jogadores com posições fixas e assombrou o mundo com o famoso “carrossel” a seleção Brasileira de 1982 idealizou o toque rápido e o entrosamento como nunca antes foi visto, voltando mais atrás não podemos deixar de citar o flamengo de 1.981, que na opinião de quem viu jogar não ficava devendo nada para o Barcelona de hoje, mas convenhamos: será mesmo que os Europeus acompanhavam o futebol jogado nos campos cariocas na década de 80? o motivo da minha indignação não é o orgulho ferido de termos sido ensinados a jogar futebol por um time Europeu (claro, isso pesa muito) mas sim saber que esse futebol que hoje eles idolatram e tem como o futuro do esporte já era jogado na nossa terra há mais de 30 anos. Para os que são adeptos do futebol de resultado fica aí a lição de que é possível sim ganhar jogando bonito e cito aqui as palavras de Pepe Guardiola: “para começarmos a ganhar perdemos muito primeiro” domingo tivemos um banho de água fria e vimos que nosso futebol está decadente, espero que não precisemos dizer daqui há alguns anos “A sua glória em Seu passado”

Jorge Luis – 20/12/2011