Fumódromos e Maconhódromos

FUMÓDROMOS e MACONHÓDROMOS

Acaba de ser sancionada a lei que acaba com os fumódromos. Parabéns a sociedade brasileira por contribuir com a saúde de todos, fazendo com que o hábito do fumo seja desestimulado em todos os lugares, quer sejam públicos ou privados. O hábito do fumo realmente prejudica a saúde das pessoas, todavia, não as tira de sua racionalidade, mantendo-as totalmente conscientes e responsáveis por de seus atos.

Nunca soube, que o cigarro tenha causado alguma reação tresloucada, em algum fumante ativo ou passivo, fazendo-o por ser fumante, cometer crime contra outra pessoa ou seu patrimônio.

Nunca também, assisti alguma peça publicitária que dissesse “ fume com moderação”; ao contrário, as propagandas sempre foram pesadas e diretas, ou você para de fumar ou vai morrer sofrendo das maiores e terríveis enfermidades que assolam nossas “vidas”. Assim, o número de fumantes vem caindo dia a dia, até porque, não é mais visto em filmes e novelas glamurosas, na boca de ícones do cinema e da televisão. Fumar ficou “out”.

Em contrapartida, o ato ou prazer de beber vem sendo combatido com moderação, campanhas tímidas são veiculadas na mídia e sem qualquer enfase maior no combate, por parte do governo ou sociedade ( como se governo e sociedade fossem coisas distintas ). Sim, o beber, que causa grandes danos a saúde orgânica e ainda muito maior dano a saúde mental, que acaba com a vida social, com a família, com relacionamentos, que maltrata filhos, que mata inocentes no trânsito, enfim, que afeta a tudo e a todos, tem tratamento privilegiado. Instituiu-se o bafômetro, mas há a opção da recusa em soprar a traquitana, não é obrigatório soprar, porque ninguém é obrigado a gerar prova contra si mesmo, isso é que é direito individual!!!, a sociedade que se lixe. Na mídia, beber é divertido e dá oportunidade a você de, quem sabe, cercar-se de beldades e gostosas.

Assim, parece que as prioridades são invertidas, sabe-se lá por que? Arrisco dizer,; por razões econômicas e lobbies poderosos.

Para concluir gostaria de expor uma preocupação. Pelo andar da carruagem teremos a liberação da maconha, então preparemo-nos para dar combate aos maconhódromos e mais a frente aos cheiródromos, antes que todos tornemo-nos zumbis. Passivos, mas, zumbis.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 19/12/2011
Reeditado em 19/12/2011
Código do texto: T3396339
Classificação de conteúdo: seguro