CRÔNICA - SANTOS – Uma grande piada!
 
CRÔNICA SANTOS – Uma grande piada – 18.12.2011
 

     O ano em curso ficou voltado demasiadamente para a disputa do título mundial de clubes, que sempre se realiza no Japão, pois é lá que estão os principais patrocinadores da competição, disso ninguém tenha dúvida.

     Pra falar a verdade, por volta das 02:00 horas da madrugada perdi o sono e não mais consegui dormir, eis que não queria deixar de ver a grande partida que seria Barcelona X Santos, ou seja, espanhois contra brasileiros. Havia um conteúdo especial nesse encontro de duas grandes agremiações mundiais, qual seja o decantado duelo entre Messi e Neymar, um argentino e um nosso patrício.

     Essa disputa, entretanto, e a meu ver, foi construída pela imprensa brasileira, eis que o excepcional jogador do Barcelona é o maior do mundo na atualidade, e decerto vai receber o troféu pela terceira vez consecutiva das mãos da FIFA. Pra ser sincero, como sempre, o nosso Neymar entrou em campo com um ar de quem estava ansioso, com medo, de vez em quando olhava para o seu adversário; mas a realidade é que toda a equipe santista entrou no gramado de cabeça baixa, o próprio treinador se socou numa cadeira e de fisionomia própria de quem já estava derrotado, nada fizera de produtivo para “amarrar” o adversário; muito pelo contrário, não colocou ninguém para marcar o fenômeno, de onde saem todas as jogadas perigosas do Barcelona. 

     Tem um domínio de bola extraordinário. Nem mesmo o nosso Ganso jogou piroca nenhuma, estava desiludido, não sei se porque seu passe perdeu o valor (não venderam antes por conta de uma contusão e também porque queriam muito mais dinheiro), e olhe que chegaram a querer comprá-lo por 80 milhões de reais, se não me falha a memória.


     Uma coisa que me impressionou negativamente foi o padrão do uniforme do Santos, todo branco, sem vida, diferentemente da equipe adversária, que pôs o sua veste mais tradicional, colorida, alegre como deve ser a prática do futebol associação.

     Sabe gente, o Barcelona, pelo menos no primeiro tempo, colocou o Santos numa roda e deu um verdadeiro show de bola, fez o que queria e ainda deixou de fazer mais gols, com bolas perdidas e até batendo na trave do goleiro brasileiro Rafael. E terminar a primeira fase tomando um chocolate de 3 x 0 não é mole não. 

     Claro que estou fazendo este texto ao final da primeira fase, mas sinto que não haverá a mínima condição de o nosso clube reverter essa desgraça para o futebol brasileiro, cuja imprensa, notadamente a do sul e sudeste insiste em ainda dizer que o nosso futebol é o maior do mundo, julgando que o brasileiro (cada um é um técnico em potencial) é burro e não entende de coisa alguma. O clube espanhol teve um domínio de bola na base de 76% nessa fase, enquanto que o Santos do antigo rei Pelé somente 24%.


     Vou dizer um negócio e dou minha cara às tapas: Esse Messi é até melhor do que o Pelé e o Maradona. Estes foram grandes em épocas passadas, quando a bola ainda era feita de couro duro, pesado, grosseiro, e bastava uma chuva para que ela inchasse e ficasse até mesmo oviforme. O progresso da indústria está fabricando bolas de primeira linha, mais suave, mas bem acabada e com melhores condições de se praticar o futebol arte.

     O segundo tempo está começando agora. Vou suspender um pouquinho essa escrita para continuar torcendo pelo que acho praticamente impossível (uma reação santista).

     Retorno com os meus pobres escritos, até porque já estamos com quase 45 minutos do segundo tempo e não se vislumbra nem um milagre de o Santos marcar apenas um golzinho para não ficar no zero. O confronto foi igual, o domínio foi intenso dos espanhois e nós ficamos como vice-campeões mundiais, mas nós não gostamos de ser vice, até porque o atual foi desmoralizante.

     Sobre o Neymar minha gente é bom dizer que endeusaram muito esse garoto de apenas 18 anos, que já ganhou tanto dinheiro que até já pode deixar de jogar. Eu sendo treinador de um time de futebol, que me desculpem os adeptos, jogador com aquele cabelo não tem vaga, pois é preciso não confundir a alegria que o futebol exige dos atletas com essa palhaçada de corte assim tipo “galo”, com aquele crista, que é uma desgraça de feiúra. Mas como o time tem um “Ganso” não custa nada enfiar um “galo” no plantel.

     Vi o jogo pela SKY, mas de vez em quando mudava para a Globo. Decepção com os comentaristas, notadamente na do plim, plim, que ainda ficou em dúvida ao dizer que o Messi era o melhor do mundo, todavia isso é até justificável, eis que esse profissional da TV não fora um exemplo de atleta quando jogava futebol, tanto que nem vou revelar o seu nome.

     Humilhados, cabisbaixos, chocados, desmoralizados e completamente sem ação, com quase 70.000 torcedores no estádio, fora esse o time santista na partida desta manhã, quando perdeu de 4 x 0. Penso que agora ninguém vai mais querer comprar o passe do Neymar pelo valor que o clube esperava vender; quanto ao Ganso, piorou ainda, pois em matéria de futebol quando não se aproveitam de pronto as oportunidades as coisas podem ir pro brejo, notadamente por conta de uma contusão qualquer.

     Outro problema é que o Santos já estava repartindo o prêmio de US$ 4 milhões de dólares que ganharia como vice-campeão (e ganhou mesmo), dinheiro suficiente para pagar cinco meses de ordenado do Neymar. Para o Muricy Ramalho já haviam estipulado a bagatela de quinhentos mil reais, meio milhão, quero dizer.

     Finalmente, com Ministro dos Esportes metido em roubalheira (não o atual, ao que se sabe), com um país mergulhado em escândalos, com um presidente da CBF também sendo alvo de investigações sobre sua honorabilidade; com um Ronaldo gordo à frente da Comissão da Copa do Mundo e com um Romário que acaba de fazer as pazes com o Ricardo Teixeira, volto a dizer que nunca mais o nosso país vai ser campeão mundial de futebol, ou melhor, de qualquer esporte coletivo, e o resultado está aí aparecendo no vôlei masculino e feminino.
 
     Vou ficando por aqui, não sem antes dizer que nada obstante o Muricy ter colocado o Allan Kardek em campo não houve espírito que desse jeito, pois o outro time estava com o diabo no couro.
 
 
Ansilgus
Em revisão
 
 
 
 
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 18/12/2011
Reeditado em 23/02/2012
Código do texto: T3394918
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.