Quero ser Artista !

- Quero ser artista!

Essa é a resposta dada por muitas crianças e adolescentes quando se questiona que carreira querem seguir no futuro.

Olhar tudo isso e pensar que em décadas atrás mães e pais mais conservadores que ouvissem uma resposta dessas, seriam capaz de expulsar até o filho de casa. Ser artista antigamente era o mesmo que ser vagabundo, alguém que não quer nada da vida, ou seja, almeja um futuro incerto, o qual não se baseia nos estudos para chegar ao objetivo, mas sim a beleza e locução de cada um.

Hoje houve uma inversão desses valores, atualmente vemos pais e mães fazem de tudo para que a criança entre no mundo artístico iludindo-a com propostas de fama e fortuna.

O meio artístico mudou o seu enfoque, o que até então era uma profissão incerta e sem futuro se tornou uma forma de construir carreira e entrar para um grupo seleto de pessoas, as quais hoje todos querem entrar. Vejam como mudou, de excluídos para almejados, por isso hoje é tão grande é essa procura.

Até ai tudo bem, mas as calamidades que as pessoas estão realizando para atingir este objetivo são tão vergonhosas que nos fazem perguntar se a pessoa não tem censo de ridículo.

Uma amiga minha veio me trazer para ver a filhinha de 5 anos, com a qual me simpatizava muito, antes de um teste para uma novela. Elas entraram na sala, não abri a boca, apenas duas coisas ficaram muito evidentes no comportamento das duas, uma que a mãe estava mais nervosa que a filha, outra que a menina estava parecendo um palhaço de tanta maquiagem. Resolvi não soltar esta pérola a respeito da maquiagem, pois esta colega estava tão eufórica e nervosa, fazendo planos, sonhando em ir morar em Paris entre outros luxos mais, que resolvi não estragar o sonho dela.

Então, as duas foram fazer o teste, meses depois a emissora anuncia que a filha dela não passou, a mossa ficou frustrada, ainda por cima teve a cara de pau de ir brigar com os jurados e ameaçou a emissora até de processo. Como não passaram o bebê dela.

Vamos dizer outra coisa, pais corujas até aturo, mais isso é o cúmulo. Justificava a derrota na simples frase:

- Eles não são ninguém para julgar

Essa frase deve ser empregada quando a pessoa tem um sonho e batalha por ele. A menininha queria ser veterinária e a mãe a proibia, dizia que ser artista era melhor, hoje estão as duas frustradas e a garota sem emprego.

O mercado no ramo artístico já está saturado só há espaço para os melhores, não estou dizendo que não pode surgir algum que ainda não esteja no ramo e é bom, pode sim, desde que ele desempenhe com qualidade a atividade que ele exerce.

Não só no ramo artístico relacionado a atuação isso acontece, é no ramo de modelos, de música, entre tantos outros. Tudo isso é bem representado na trama de Miguel Falabella da personagem Belezinha e sua mãe Dona Íntima.

Chego à conclusão de que sou adepto da teoria de deixar fazer o que a pessoa gosta.

Meus pais mesmos, minha mãe acha que devo fazer relações internacionais, meu pai direito, mas não eu sinto e quero escrever, acho que tem dom pra isso.

Cantores são outros que também se iludem fácil, meu vizinho sonha em ser cantor, para mim nem de chuveiro, o cara desafina e as letras propostas por ele são horríveis. Não só ele como tantos outros não possuem o censo de ridículo, se é um sonho, não desista, mas se é apenas pela busca ao estrelato, se ligue e veja que não é isso que o destino te reserva.

Termino com a ideia de um dos textos do autor e novelista Walcyr Carrasco. Para quem quer entrar neste seleto meio que é o mundo artístico tem de aprender a distinguir o que quer, ver se é um sonho, se quer mesmo atuar naquele setor sem pretensão de que algo venha em troca da prática desse ato, ou se é apenas fama que o indivíduo busca.

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 18/12/2011
Código do texto: T3394769
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.