Lá pelas tantas, equanto me revirava na cama procurando um novo jeito para dormir, desta feita, com meu velho e bom travesseiro exercendo outra função,... "entre os joelhos por recomendação da fisioterapeuta"..., me veio à mente o tempo e o dinheiro gastos na troca de colchões, tratamentos à base de massagens, ultrassons, raios infravermelho, entre outros nem sempre tão ortodoxos assim, do tipo..."deitar de barriga pro chão e receber pisões das minhas filhas nas costas até sentir o estalo de alguma coisa que eu jurava estar fora do lugar", e sem ter noção alguma de que, o que de fato estava fora do lugar era o meu corpo inteiro, dada a má postura por mais de quarenta anos!
Imagem : Google
Segundo especialistas, as principais causas da dor nas costas são posturas erradas e movimentos inadequados. E com o passar do tempo, vai ocorrendo um desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e à osteofitose (bico de papagaio).
Em um grande número de casos de dor nas costas, não se chega a um diagnóstico claro. Geralmente, no decorrer do tempo, vários fatores de risco atuam em conjunto ocasionando a dor: condicionamento físico deficiente, má postura, mecânica anormal dos movimentos, pequenos traumas, esforço repetitivo, etc..
Várias estruturas da coluna podem causar dor, incluindo os ligamentos que conectam as vértebras, fibras externas do disco intervertebral, músculos, vasos sanguíneos e raízes nervosas.