Rumo às margens do Rubicão

Eramos quarenta e cinco mil legionários republicanos. Profissionais em destaque. As primeiras coortes solicitadas para expedições ao longo do norte, quando nenhuma outra águia se arriscava a penetrar naquela terra esquecida pelos raios de Júpiter. Mas como emissários da conquista, nosso dever é espalhar a palavra do saque disciplinado; a morte necessária, numa terra de selvagens impulsivos, nutridos de uma gana por morte só vista nas lendas Helênicas. A Gália foi subjugada pelo nosso empenho há cinco meses. Meu nome é Numerius Victor, e eu lutei no cerco de Alesia. Vi heróis saindo do anonimato, a coragem sendo forjada diante de meus olhos. Já conhecia a camaradagem entre meus homens, e isso à 7 anos , desde então estando intimamente de braços dados com a arte militar, mas como nessa batalha, não as verei nunca mais... Vi mártires anônimos se sacrificando nas paredes de escudos adversárias, e posteriormente a honra desses bravos sendo restaurada através do sangue bárbaro. Não perderei da memória quando eu e a minha escolta avançamos em formação cerrada através da vegetação hostil, surgindo por de trás das linhas inimigas, um festim e tanto, mais do que uma luta, aqueles louros de terror foram totalmente psicológicos. E também encontramos hordas que não eram motivadas pelos espólios, mas pela proteção de seus descendentes, de sua cultura, sua história; e esses eram inimigos formidáveis, pois alguns deles eram velhos conhecidos de nossas centúrias, sabiam muito bem das nossas táticas, mas não contavam com nosso talento em nos adaptar e manobrar grandes massas de homens em tempo recorde. Pelos meus atos, fui condecorado ao posto de capitão da divisão dos Equestres da república, antes mesmo de tocar os meus pés na região do lácio. Dias se passaram, e agora encontro-me aqui. Numa vasta planície que parece não ter fim. Enquanto a ultima estrela despedia-se, marchávamos com uma lentidão ritmada, um exército de sonâmbulos, tanto animal como homem; e apesar disso, nem mesmo os tolos ousariam nos emboscar. A exaustão refletida em meu semblante poderia ser encontrada facilmente nas faces de meus iguais. As réstias solares já agraciavam os pastos com uma noção renovada de inspiração para as nossas fileiras. Espero que não demore a chegar em minha terra. Meus filhos me aguardam.

Invictus
Enviado por Invictus em 17/12/2011
Reeditado em 19/12/2011
Código do texto: T3393233