A morte é uma piada sem graça

Quando nascemos nem temos uma visão certa do que será nossa vida. Viver, talvez nem faça sentido. A única certeza que temos é a morte, da qual fugimos numa agonia fatigante. Mas nem adianta fugir, pois ela parece andar sempre ao nosso lado, uma sombra presente ao nosso lado. Muitas vezes, saímos de casa cedo e não voltamos mais... Na primeira esquina, paramos de respirar.

O que somos nós quando a morte nos é anunciada? Parece que ela fica nos cutucando o dia inteiro em que vamos morrer, deixa claro que ela veio nos buscar. Só a percebemos no momento em que fala: Sua hora chegou! Não temos tempo nem de beber o ultimo copo d’água, dizer pela ultima vez “eu te amo”, abraçar a pessoa amada, dar a ultima risada, sentir pela ultima vez o sabor daquele churrasco, ouvir a nossa musica preferida pela ultima vez. E as pessoas que nem podem fazer uma ultima homenagem a nós? A morte é traiçoeira, inimiga mais cruel...

A morte é uma piada sem graça! E quando somos aquela pessoa metódica, que só nós cuidamos e arrumamos as nossas coisas? De repente, são outras pessoas que vão arrumar as nossas roupas, os nossos troços, a nossa estante, os nossos livros. Isso é um xeque- mate macabro, pegadinha macabra. Pra morrermos basta estarmos vivos. Às vezes começamos a falar e nem temos tempo de concluir, andamos e do nada, cessam-se os nossos passos. Vivemos uma vida inteirinha fugindo da morte, e de repente, numa colisão, num entupimento de artéria, o coração paralisa.

O pior de tudo é que quando estamos no caixão nem ouvimos os choros , nem sentimos as dores dos nossos entes queridos. Tudo se forma num cenário de um ato solitário que começa quando respiramos, inspiramos e expiramos pela ultima vez. A grande verdade é que não queríamos morrer nunca ou ate mesmo, queríamos viver os últimos rabiscos de nossas vidas, enquanto ficávamos bem velhinhos.

Mas a morte não diz o dia em que ela vem nos buscar. Vamos ao laboratório e fazemos um check-up e verificamos que todos os nossos órgãos estão em perfeito funcionamento, mas num gesto imprevisível, nossos sangues se agitam em nossas artérias e somos vitimas de um AVC ( Acidente vascular cerebral), enquanto muitas pessoas consomem todos os dias inúmeros maços de cigarros, comem os mais salgados churrascos e tão com suas pressões a mais de 18/12, ainda assim são sobreviventes que a morte nem os fez uma visita, sequer.

A morte é uma visita que não leva recados. Leva a nós mesmos, sem nos dar chance de nos despedir das pessoas que mais amamos. E, de forma cruel e insensível, maltrata as pessoas que nos amam de verdade.

Ontem morreu a mae de uma amiga minha, para a qual eu transmito os mais sinceros desejos de paz e muita força...

Gilberto Angelo
Enviado por Gilberto Angelo em 17/12/2011
Código do texto: T3392952