Pontos, Hinos, Melodia e Gritaria

Amante da música. Adoro as giras de Umbanda e os rituais do Santo Daime, especialmente por serem ritos religiosos onde a canção e a melodia desempenham papel importante, se não principal; neles, a música é essencial para que o trabalho espiritual aconteça.

Durante o trabalho, quando estão todos bem afinados, o canto te leva as mais altas dimensões; quando, porém, surge um desafinado ou dois, ao invés do canto coral, o que se ouve é uma gritaria destoante do resto do grupo. E o pior é que o desafinado nem percebe isso e segue berrando, ao invés de cantar.

Isso acontece em qualquer lugar onde se reúna duas pessoas ou mais para cantar ao "Senhor". Já fui em missas católicas e em templos evangélicos, onde o que mais se ouvia era gente fora do tom. Fico imaginando o Criador se perguntando se valeu mesmo a pena dar o "Dom do Canto" para esses humanos, se eles não sabem usar.

"A intenção é que vale" uma ova!

Cantar em uníssono não é para qualquer um, ainda mais num trabalho espiritual. É lindo assistir uma missa em que todos cantam afinados. Maravilhoso estar num ritual em que a música ajuda o dirigente a fazer a sua pregação, sua preleção; porém, não tem nada mais apavorante do que está num ritual, ouvindo o irmão do lado, cantando em pleno pulmão, sem a menor consideração pelo resto do grupo. Sim, sem a menor consideração, pois o sujeito está mais preocupado em fazer o seu show particular do que realmente colaborar com o ritual.

O conselho é: vamos treinar o ouvido, minha gente!!!

O canto coral deve dar suporte ao trabalho, como no termo em inglês: " backing vocal" significando estar atrás, servindo de apoio. Ora, se o grupo vocal não conhece bem a letra, a melodia, ou canta a melodia de maneira errada, como irá apoiar o dirigente?

Daí a importância do ensaio antes dos trabalhos. Quanto mais treino, mais afinado fica o ouvido e mais harmoniosa fica a voz. Não é questão de talento e sim de treino.

Por isso, no próximo trabalho espiritual, amigo macumbeiro ou amiga protestante, quando for puxar o ponto ou o hino, se pergunte: minha voz está sintonizada com o resto do grupo? Ou estou fazendo mais um showzinho particular?