A dor da incapacidade

Agora eu sei o que é a sensação de incapacidade. Entendo o que uma mãe pobre e trabalhadora sente, quando não enxerga um futuro para os seus filhos. É uma sensação muito cruel, que machuca a alma. Trabalhar todos os dias. Acordar cedo. Almoçar correndo. Voltar para casa cansada, triste e frustrada porque, apesar de trabalhar duro, a sua situação continua a mesma. Não há perspectiva. Ninguém confia em uma trabalhadora. Os bancos não confiam. As imobiliárias e as lojas comerciais só faltam perguntar: O que você está fazendo aqui? Sem renda suficiente? Sem garantias? A única coisa que você pode garantir é que trabalha todos os dias e, quer, precisa ter um lar, um lugar seguro para descansar. Mas quem vai confiar nisso? Por que confiariam? Existem tantos golpistas por aí, não é mesmo? O estranho é que existem muitos políticos e empresários ladrões, e no entanto, nestes, os bancos confiam. As empresas e as imobiliárias correm atrás deles, dão créditos, fazem qualquer negócio. No entanto, o que mais dói, não é a indiferença desta gente que você mal conhece. O que é triste, é ser ignorado por aqueles que conhecem você e, que mesmo assim, nada fazem para te ajudar, pelo contrário, dão sugestões absurdas como: Invada um terreno. Invada uma casa e tome posse. E aí você se pergunta: Será que eles dariam essas mesmas sugestões aos filhos deles? Será que permitiriam que um irmão passasse por isso? E, é nessas horas que você descobre que não é nada. Não significa nada para a sociedade, e tão pouco para estes que se dizem: "seus amigos". O que leva a compreensão dos motivos de existir tanta pobreza e maldade neste mundo. Quando você é o ignorado. O trabalhador que precisa de ajuda, qualquer ajuda e os teus próprios amigos e família te evitam, é neste exato momento que você entende como é fácil permitir que um outro Ser humano passe fome, frio e sede. De tudo sempre se tira uma lição. Hoje aprendi que não importa se você é honesto e trabalhador. Não importa para os bancos, para o governo e nem para esta sociedade. Não importa nem mesmo para os seus amigos e familiares, porque estes também querem garantias. Ninguém quer se sacrificar por você, pela sua pequena família. Todos desconfiam de que poderão ser enganados no futuro. Mesmo que você trabalhe, que nunca tenha prejudicado alguém. Isto não conta. A maioria das pessoas diriam que para elas, o que mais vale é a amizade, e não o dinheiro, o vil metal. Embora que, na prática, a atitude seja outra. Hoje, mais uma vez, acordei de um sonho. O sonho da amizade.

Lisi Martins
Enviado por Lisi Martins em 13/12/2011
Código do texto: T3386092
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.