Um exemplo para seguir 

     Escrevi dois poemas; um fazendo uma homenagem a Pe. Léo, outro falando de um trabalho maravilhoso realizado por ele através da fundação de Betania – uma casa de acolhimento e tratamento de pessoas com problemas com álcool e outras drogas, bem como atendimento a portadores de HIV abandonados. Uma comunidade de amor e de resgate. Betania é mais que uma casa de tratamento para dependentes químico. É uma casa de Amor. 

     Pe Léo sem duvida foi, e é um modelo tanto de amor modelo de amor concreto com seu trabalho junto à estes excluídos é um modelo do que Deus pode realizar em nossa vida. Um sacerdote que além deste maravilhoso trabalho social, um homem dotado do dom da palavra e da Sabedoria Divina. 

     Um sacerdote que com suas palestras autenticas e com um linguajar dos jovens, conseguia atrair a atenção fazendo a diferença em suas pregações. Um homem que conhecia a realidade do dia a dia, desta forma suas homilias conseguiam despertar e ao mesmo tempo prender a atenção de todos. Uma maneira irreverente de pregar usando todas as informações do cotidiano e descontraidamente que o longo tempo de suas pregações ou palestras não era desapercebido. Um sacerdote completamente atualizado tanto do pensamento da igreja, quanto da realidade do mundo. 

     Padre Léo, homem simples do interior do sul de Minas, origem pobre que, mesmo desde cedo já acendido pela vocação de ser padre, passou pelos experimentos da vida, saboreou do manjares do mundo o qual lhe proporcionou o conhecimento da realidade humana, dos anseios da carne e do homem enquanto humano e carente. Tudo isto, contribuiu para ser um grande pregador e sensível ao sofrimento humano, e os percalços que levam as pessoas buscar através das drogas um anestésico ou fuga de problemas. Um homem que conheceu de fato a ancia que existe no homem pela busca ou necessidade da presença de Deus. 

     Padre Léo, um sacerdote que se reconhecia como um pecador maior – mesmo não o sendo. Sempre se colocava como exemplo de pessoa que precisava de conversão. Sempre se colocava como o ultimo dos homens, não por vaidade, mas por sentir e conhecer a limitação humana, e desta forma ele enxergava como ninguém a presença de Deus Vivo no irmão. Este era o grande segredo de suas belas pregações e vida de serviço. 

     Enfim, padre Léo é sem duvida o inspirador de muitos que hoje atuam nos trabalhos sociais principalmente no atendimento as excluídos como dependentes químicos e portadores do HIV. É inspirador não só como estimulador para desenvolvimento dos homens para tais ações sociais, mas alimento espiritual para continuar o trabalho sem perder o rumo frente à missão. 

     Tudo que se escrever ainda é pouco diante este homem, este sacerdote que fez de sua vida um serviço. Que proporcionou aos cristãos católicos uma riqueza evangélica pela sua vida de oração, de comunidade, de evangelização. 

     Quero aqui deixar o convite de leitura dos poemas dedicados e este sacerdote que Deus nos presenteou: 

     Tributo a Padre Léo
 http://www.ataide.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=337276 

     Uma casa, um lar.
http://www.ataide.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=338104
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 06/01/2007
Reeditado em 28/01/2007
Código do texto: T338432