Papai Noel

Papai Noel

Há alguns dias eu saí com minha mãe pela rua e vi um papai-noel. Ele estava com uma roupa bem bonita. Ele era velhinho e dava umas risadas gostosas. Perguntei pra minha mãe se ele iria lá em casa no Natal. Perguntei pra ela se ele levaria o presente que eu pedisse. Minha mãe não respondeu nada e logo atravessou a rua depressa. Lembrei que no ano passado o Papai Noel não passou lá em casa. Ou melhor, passou, mas não parou e não deixou presente.

Eu lembro que tava no pátio de casa, brincando com meu cachorrinho, quando vi aquele carro bem colorido, com bastante luzes levando o Papai- Noel. Ele passou na rua e levantou uma poeira danada. Devia estar com pressa, pois passou correndo bastante. De certo tava levando presentes para outras crianças nas casas bem enfeitadas, não muito longe da nossa. Acho que era lá mesmo, pois quando chegou perto o carro passou, ele desceu, pegou um saco enorme, tocou uma sineta e entrou naquela casa grande e bonita.

O Papai Noel sempre passa na nossa rua e nunca chega na nossa casa. Acho que é porque nossa casa é bem pequeninha, é feia, não tem pintura. Acho que o Papai Noel tem medo de cair na pinguela que tem na frente e ele tem passar nela pra poder chegar na nossa casa.

Sempre ouvi dizer que o Papai Noel costuma levar presentes para as crianças que são comportadas, que estudam e passam de ano, que obedecem os pais, que são bonzinhos. Eu acho que sou assim. Sei me comportar, passei de ano, obedeço minha mãe, mas acho que o Papai Noel não se lembrou disso e por isso passou e não me trouxe um presente.

Perguntei pra minha mãe porque o Papai Noel nunca chega na nossa casa. Ela me respondeu que, quem sabe, ele passa na outra vez. Mas eu já não estou mais acreditando que ele vai vir na nossa casa. Acho que ele nem vê nossa casa, pois passa tão depressa.

Fiquei cuidando quando ele viesse daquelas casas bonitas. Saí do pátio da nossa casinha, atravessei a pinguela e fiquei esperando. Quem sabe ele me vê ali quando descer pela rua e para pra me dar um presente. Eu queria tanto uma bicicleta, assim eu e meu irmãozinho poderíamos andar nas ruas perto de casa.

De repente o carro do Papai Noel ligou e veio pela rua. Veio tão rápido que levantou uma poeira de terra igual quando ele passou pra ir naquelas casas. Abanei pra ele, chamei ele, mas o Papai Noel não viu. De certo tava com pressa pra ir em outras casas bonitas. Acho que ele não gosta de casas pequenas e feias.

Voltei pra casa, minha mãe me xingou porque eu tinha pegado poeira e tava sujo de terra. Fiquei quieto, entrei no quarto e chorei quietinho pra ninguém ouvir. Puxa, eu sempre pensei que o Papai Noel era bonzinho com todas as crianças, que não esquecia de nenhuma, mas vi que ele só vai nas casas bonitas e enfeitadas. Acho que ele não gosta de casas pequenas e feias.

Quando eu crescer vou trabalhar bastante e deixar nossa casa seja enfeitada, pedir pro prefeito asfaltar nossa rua, aí não vai ter mais poeira, pedir pra ele fazer uma ponte pequena no lugar da pinguela. Quem sabe a gente tendo uma casa melhor, mais grande, mais bonita e enfeitada o Papai Noel pare e venha na nossa casa.

Herivelto (Veto) Cunha
Enviado por Herivelto (Veto) Cunha em 10/12/2011
Código do texto: T3380965