Riqueza e Avareza

“Se esta noite pedirem a tua alma, o que tens preparado pra quem será?”

“Não ajunteis tesourso na terra, onde a traça e a ferrugem consomem.”

Quantos vivem mergulhados na riqueza e, a ância por ela nunca é saciada, pois quanto mais têm, mais querem. Não há nada de errado em querer riquezas. Porém, à maioria dos ricos possuem o coração voltado para ela. É como a própria escritura diz: o dinheiro é a raiz de todos os males. Quantos que são milionários e até bilionários, mas, são pobres e miseráveis, vivem mendigando pelas ruas da cidade psíquica. Ainda podemos dizer que, são pobres de espírito e carentes de si mesmo. Vivem preocupados com o amanhã e esquecem-se de viver o hoje, pois não têm a percepção que a vida é uma festa e, sem hora marcada para acabar, podendo ser interrompida a qualquer momento. Portanto, devemos festejá-la sem medidas, aproveitando o tempo incerto que nos resta.

Preocupar-se em amontoar riquezas, ajuntar tesouros, é simplesmente ilusão, pois desta vida não levaremos nada, nenhuma riqueza poderá nos seguir, exceto a intelectual, essa sim, levaremos conosco e deixaremos apenas seu reflexo se estivermos compartilhado com alguém. Achar que o dinheiro compra felicidade é uma grande bobagem, se fosse verdade, os consultórios psiquiátricos não estariam abarrotados de milionários tratando suas depressões e solidões. Muitas vezes vivem rodeados de centenas de pessoas, no entanto, desfrutam de uma enorme solidão.

Dinheiro nenhum pode comprar o prazer de viver e festejar a vida. É lógico que precisamos e dependemos dele para sobreviver, mas, a avareza nos torna reféns e escravos dele.

Josildo S Neves