MINHA SANTA MARIA

Santa Maria, minha querida cidade, não és a "doce terra onde nasci", mas tens cadeira cativa no meu coração, porque te adotei desde o momento em que, pela primeira vez, pisei teu solo. Contigo aprendi que nosso lar é onde nos sentimos bem. Aqui expandi meu horizonte do conhecimento, afinal és a "Cidade Cultura, Coração do meu Rio Grande"

Teus morros verdejantes, em meio ao grande crescimento urbano e cultural, fazem de ti um cenário sui-generis. Tradição, natureza e progresso convivem harmonicamente. Tuas ruas coloridas por centenas de jovens, vindos de todos os rincões do Estado, do País e do exterior, na busca de formação acadêmica na nossa UFSM, primeira Universidade Federal do interior do Brasil. Como uma avalanche eles invadem o Calçadão nos fins de tarde e alguém como eu, sessentona, quase se sente pré-histórica frente a agitação descontraída que eles fazem. Como é lindo vê-los sentados, em pé, tomando a quadra inteira, com seu chimarrão e suas roupas extravagantes! Porque Santa Maria é uma cidade estudantil por excelência. São nossas Faculdades que mantém a vida cultural e comercial, gerando empregos e progresso. A construção civil vai de vento em popa, em consequência da população temporária que, anualmente, sai e entra na cidade. A cada dia um novo edifício surge, modificando a paisagem urbana.

Santa Maria da "Tertúlia Nativista", mantendo a tradição da boa música gaúcha. Santa Maria do Teatro 13 de Maio, da Biblioteca Pública, do Planetário, proporcionando lazer e cultura. Dos barzinhos e boates lotados, diariamente, de caras jovens e descontraídas. Santa Maria das mulheres bonitas, que tantas misses e modelos já deu ao Estado e ao País.

Por isso tudo te adotei, por isso aqui quero viver até o fim dos meus dias, por isso te levarei comigo quando minha alma alçar vôos para além das fronteiras físicas...

Giustina
Enviado por Giustina em 08/12/2011
Reeditado em 08/08/2014
Código do texto: T3378113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.