<> ATÉ TU JOÃO ???<>

Pouquíssimos homens neste planeta tiveram a biografia de João Havelange. Nascido em berço de ouro(1916), seu Pai foi dono da metade do Rio antigo.(Laranjeiras, Sta. Tereza, Pão de Açúcar, Ipanema, Copacabana etc, etc.). Muito jovem já fora medalhista olímpico de natação em Berlim (1936).

Com seus quase 2 metros de altura, e a beleza de um galã holliwodiano, esse advogado, em 1950, foi o solteiro mais cobiçado do "hay soçaite" do Rio de Janeiro.

Quando adulto foi foi empresário de sucesso, sendo dono da Cometa (a maior empresa de ônibus do Brasil de então), e dezenas de outras empresas. Depois foi presidente da CDB, (hoje CBF),1956-1974. Sua administração obteve o respeito mundial e possibilitou ao Brasil a conquista do tri-campeonato mundial (58-62-70). Fato esse que, segundo "Nelson Rodrigues", nos tirou o "complexo de vira-latas".

Tamanha competência, o caminho natural foi a presidência da FIFA(1974-1998), onde comandou seis copas do mundo.

Foi eleito pelo Comitê Olímpico Internacional,"COI", juntamente com o Barão de Coubertin, O DIRIGENTE DO SÉCULO.

Aí virou celebridade. Até mais que o Papa que tem que dividir a fé com judaísmo e muçulmanos e o Islamismo.

Em 24 anos à frente da FIFA, foi recebido com tapete vermelho, por Reis e Rainhas, em 186 Países.

Recebeu tantas honrarias, prêmios e medalhas que não caberiam num pequeno caminhão.

E assim o Sr. João Havelange, chegou aos 99 anos com uma trajetória irretocável.

De repente estoura uma bomba: A Justiça Suissa,sede da Fifa o condena por um rombo de R$45,5 junto a Adidas.

E hoje com quase cem anos, e portanto sem tempo de recompor sua biografia, eu fico sem entender. E na minha casta ingenuidade eu pergunto: ATÉ TU JOÃO ???

Publicado no Jornal do Bairro 7-11-2011