Cidades e Cheiros
Cidades e cheiros
“Sentir um cheiro pode trazer a mais bela ilusão aos nossos sentidos..”. Mônica Ribeiro
Hoje sai a noite e dei umas voltas no shopping, vi a cidade navegando em meio a luzes natalinas que ornamentam ruas e praças.
Costumo dizer que Três Rios tem perfume de maresia de montanhas.
Sim, porque a cidade é rodeada por lindas montanhas, que parecem uma mulher gigantesca deitada olhando para o rio que margeia todo o vale do Paraíba.
Então, como o lugar é quente e corre um vento de início de verão, sinto o cheiro da maresia sedutora e das montanhas que me inspiram.
Maresia inebriante...
O Rio de Janeiro já tem cheiros variados e tudo se funde num só; Liberdade!
A Baía de Guanabara é sedutora, e cheira a mar parado, em descanso. As ruas cheiram a livros e cerveja.
Ipanema cheira a perfume francês e fixadores de cabelos, maquiagens mil grudadas em senhoras e garotas bronzeadas. O Rio de Janeiro tem um cheiro único, de poesia vagabunda e malandra, encantadora!
Angra dos Reis. Sentia sempre o cheiro da baía, mas era perfume de saudades, saudades de casa, e de futuro, pois la vivi seis meses só aspirando a um futuro que nunca veio, e de lá me fui...levando apenas o cheiro de pizza na lenha.
Brasília, onde fui feliz, e lá postei um selo de juventude que ficou para sempre, pois sempre retorno ao cerrado.
O cheiro de Brasília, terra seca, avermelhada, flores do cerrado ao vento, e um cheiro de horizonte, de dia claro, de hidratantes de pele...
Em Brasília, o pôr do sol é tão lindo, que parece perfumado!
Florianópolis, ah, que cheiro divertido! Férias, cheiro de espumante, reveillon, perfumes de início de ano, e de ostras no mar... Lugar para se ir mais de uma vez.
Petrópolis, cheiro de algo guardado, relicário e orvalho em folhas que morrem e nascem a todo instante, passado, presente e futuro se misturam ao seu cheiro.
Cabo Frio...mar e ressacas de todo jeito. Descontração, o ar é leve e o cheiro que fica é de vontade de um eterno banho de mar. A maresia da região dos lagos, a magia aconchegante de praia com família.
E tem as cidades do interior mineiro. Nossa, como é amadeirado e doce o cheiro de Minas.
São Paulo, minha última passagem, meu último cheiro, um perfume que não se vai.
A cidade tem cheiro cosmopolita, é glamourosa e ardente. Louca e desvairada mesmo. O cheiro é envolvente, pois é sempre o novo. Lá o cheiro pode mudar a cada sala ou esquina, e aspirações vem e vão na rapidez do metrô.
Sampa, cheiro de história e garoa.
O Rio de Janeiro tem cheiro sedutor, Brasília tem cheiro de flor, Florianópolis de onda, e São Paulo cheiro que envolve, repele e torna a aquecer...
Mônica Ribeiro
06/12/11