SOCRATES MORREU OU FOI SUICÍDIO!!

Sócrates morreu em 2011, está divulgado em toda mídia, muitos comentam seus feitos, alguns até choram, muita comoção, no estádio milhares de pessoas elevam o punho e prestam homenagem ao grande Sócrates. Confesso que fiquei perplexo, não tinha a menor noção de quanto o povo gosta de filosofia!

Considerado um dos principais filósofos de toda a história da filosofia ocidental, Sócrates nasceu em Atenas, filho de escultor, teve educação clássica e viveu de maneira humilde. Tornou-se o filósofo por excelência, ensinando em praça pública, sem cobrar nada. Usava o dialogo como método levando os discípulos à descoberta da verdade. Sócrates reformulou a filosofia grega, fazendo com que a busca de conhecimento, antes baseada no estudo da natureza, passasse a ter o homem como centro de suas ações. Foi considerado um perigo para a sociedade e, confundido com os sofistas, acabou acusado e preso, condenado à morte ingerindo cicuta, veneno comum em 399 a.C. Não deixou obra escrita, seus pensamentos podem ser conhecidos através das obras de Platão e Xenofonte (que não foram jogadores do Corinthians).

Mas, não é a esse Sócrates que todos prestam reverencias é sim ao Sócrates Brasileiro, aquele jogador de futebol e médico, da seleção e do Corinthians, famoso por seus calcanhares, pela liderança e também pela grande capacidade etílica. Era um craque de futebol, com cultura e inteligência acima da média liderava os demais jogadores. Na verdade, também teve incursões na política quando da campanha pelas eleições “Diretas já”, reza a lenda que deixou o Brasil e foi para a Itália quando as diretas não foram aprovadas, ou seja, exilou-se voluntariamente na Fiorentina ganhando em liras.

Por trágica coincidência o Sócrates grego suicidou-se tomando veneno, o Sócrates brasileiro ao que parece também, pois segundo os médicos o alcoolismo é em ultima analise uma espécie de suicídio.

Paulo Melo
Enviado por Paulo Melo em 06/12/2011
Código do texto: T3375051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.