GUEIXAS
Elas são uma tradição milenar no Japão, uma arte da sedução, da dança, da canção.
Trajes tradicionais, maquiagem caracteristica e perfeita.
No Japão a condição de Gueixa, é de cultura e status, repleta de delicadeza e tradição.
Ser uma Gueixa, nada tem haver com praticar sexo pago.
Gueixa significa: A flor e mundo do salgueiro.
O elegante universo de alta cultura que uma gueixa faz parte, é chamado Kryukai.
Em 1920 o número de Gueixas no Japão passava de 80.000.
Hoje estima-se que fique entre 1.000 a 2.000.
Na atualidade onde a tradição das Gueixas é mais forte, é em Quioto.
O encanto de ver uma Gueixa, caminhando com seus passos curtos, trajando seu quimono, impecávelmente maquiada. Num contraste com o cenário de uma cidade como Tóquio, repleta de modernidade. Torna a paisagem mais rica culturalmente.
Uma Gueixa diferencia-se facilmente, de uma Oiran ou Prostituta, pela forma como usa sua vestimenta.
Enquanto as Gueixas atam o seu Obi nas costas, as outras o fecham na frente.
Maiko é um termo utilizado para designar uma aprendiz de Gueixa.
Gueixa: uma tradição que ultrapassa os séculos, vence a modernidade, e persiste, mesmo que em número bastante reduzido dos idos anos de 1920.
Arte, cultura e tradição, compõe o universo rico de uma Gueixa.
Vale a pena conhecê-lo.
(foto da autora)